Analise as assertivas abaixo, que contêm trechos extraídos d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2302436 Conhecimentos Gerais
Analise as assertivas abaixo, que contêm trechos extraídos do texto “Desdobramentos das desigualdades raciais na pandemia da Covid-19” (2023), de Silva e Silva, publicado na Revista Katálysis, e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) As desigualdades raciais, paradoxalmente às desigualdades sociais, estão conectadas às escassas condições econômicas, sociais e familiares, na falta de infraestrutura, na carência de saneamento e serviços sociais básicos, na ausência de uma qualidade de vida, no enfrentamento da violência e na vulnerabilidade social.
( ) Acerca do racismo, as vidas ameaçadas são as das comunidades tradicionais, principalmente das comunidades quilombolas e indígenas e os bairros periféricos das cidades.
( ) A ideia de raça é nova e contemporânea nos debates atuais que começam a habitar no imaginário dos seres humanos, nas relações entre os indivíduos e povos, a partir de diversas concepções e finalidades e surgiu com base em uma ideia e definição antieurocêntrica.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O termo raça, surgido nas ciências naturais, no século XVI,  foi aprofundado como conceito nos séculos XVIII e XIX. A incontestável diversidade humana foi ao longo do tempo sendo hierarquizada, separando raças “inferiores" e “superiores"  justificando assim  genocídios, dominação e guerras. Hoje sabe-se que não existe raça pura, que a Humanidade é um composto de etnias, cada vez mais diversificadas em função dos movimentos migratórios e da circularidade das populações. Ao mesmo tempo, grupos de origens étnicas diferentes e historicamente inferiorizados compõem a maioria dos excluídos social e economicamente como podemos observar no caso brasileiro. A questão apresenta afirmativas que associam a ideia de raça e suas desigualdades aos preconceitos e problemas enfrentados por essas populações. É interessante a publicação Marcadores da diferença: raça e racismo na história do Brasil de Gabriela dos Reis Sampaio, Ivana Stolze Lima e Marcelo Balaban.  

 

Afirmativa: As desigualdades raciais, paradoxalmente às desigualdades sociais, estão conectadas às escassas condições econômicas, sociais e familiares, na falta de infraestrutura, na carência de saneamento e serviços sociais básicos, na ausência de uma qualidade de vida, no enfrentamento da violência e na vulnerabilidade social.  VERDADEIRA – as populações pretas e pardas são aquelas que vivem um cenário de exclusão social e econômica, nas periferias das grandes cidades e nas comunidades quilombolas e indígenas.

 

Afirmativa: Acerca do racismo, as vidas ameaçadas são as das comunidades tradicionais, principalmente das comunidades quilombolas e indígenas e os bairros periféricos das cidades. VERDADEIRA – São nessas regiões que se concentram as pessoas pretas e pardas e que, socialmente estão excluídas de melhores condições de vida.

 

Afirmativa: A ideia de raça é nova e contemporânea nos debates atuais que começam a habitar no imaginário dos seres humanos, nas relações entre os indivíduos e povos, a partir de diversas concepções e finalidades e surgiu com base em uma ideia e definição antieurocêntrica. FALSA – A ideia de raça apareceu pela primeira vez no século XVII, na Europa, ganhando maior intensidade nos séculos XVIII e XIX, e muitas vezes justificava a superioridade europeia sobre os demais povos.

 

 

A)      INCORRETA

B)      CORRETA

C)      INCORRETA

D)     INCORRETA

E)      INCORRETA

 

 

RESPOSTA: B

 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

V – V – F.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo