As características de desempenho de um método analítico nos ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1912569 Medicina
As características de desempenho de um método analítico nos informam sobre a confiabilidade do teste e aplicabilidade clínica. Associe as colunas a respeito dos conceitos básicos em características de desempenho:
I – Precisão II – Exatidão III – Sensibilidade clínica IV – Sensibilidade analítica V – Especificidade clínica VI – Especificidade analítica VII – Valor preditivo positivo VIII – Valor preditivo negativo

a. É a probabilidade que um resultado positivo represente a presença da doença.
b. É a probabilidade que um resultado se apresente alterado em um paciente portador da doença.
c. É a menor quantidade diferente de zero de determinada substância que pode ser medida corretamente por um ensaio laboratorial.
d. É a capacidade do método fornecer resultados próximos entre si quando a mesma mostra é submetida a medidas repetidas nas mesmas condições analíticas.
e. É a probabilidade de que um resultado negativo representar a ausência da doença.
f. É a probabilidade de obter um resultado dentro da normalidade em um paciente sem a doença.
g. É a capacidade do teste diagnóstico em medir apenas a substância desejada.
h. É a capacidade do método produzir um resultado muito próximo ao valor real.

Assinale a opção que apresenta a associação correta, na ordem apresentada.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão trata das características de desempenho de um método analítico e suas associações. A resposta correta é a alternativa B. Precisão (I) é a capacidade do método fornecer resultados próximos entre si quando a mesma amostra é submetida a medidas repetidas nas mesmas condições analíticas. Exatidão (II) é a capacidade do método produzir um resultado muito próximo ao valor real. Sensibilidade clínica (III) é a probabilidade que um resultado positivo represente a presença da doença. Sensibilidade analítica (IV) é a menor quantidade diferente de zero de determinada substância que pode ser medida corretamente por um ensaio laboratorial. Especificidade clínica (V) é a probabilidade de que um resultado negativo represente a ausência da doença. Especificidade analítica (VI) é a capacidade do teste diagnóstico em medir apenas a substância desejada. Valor preditivo positivo (VII) é a probabilidade que um resultado se apresente alterado em um paciente portador da doença. Valor preditivo negativo (VIII) é a probabilidade de obter um resultado dentro da normalidade em um paciente sem a doença. É importante conhecer essas características para escolher o melhor método analítico para cada situação clínica e garantir uma análise mais confiável.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo