Marque a alternativa incorreta com relação ao uso dos elemen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1687299 Português
Casa na árvore: projeto sugere escola integrada à natureza no pós-pandemia

    Imagine uma escola amplamente integrada à natureza, com espaços conjugados entre o interior e o exterior, além de salas de aula que se pareçam com uma casa na árvore. É o que vem propondo o arquiteto italiano Valentino Gareri. Tocado pelo clima de incertezas que assolou os centros de ensino de todo o mundo durante a pandemia, Gareri chegou a um modelo escolar que considera ideal. [...] Concebida como uma casa na árvore, a construção fica distribuída em vários níveis, com espaços interiores e exteriores combinados, permitindo grande flexibilidade para as atividades educativas. A ideia principal é criar uma escola suspensa e imersa na natureza, fazendo com que a relação com o espaço verde seja aumentada não só física, mas também visivelmente. Para isso, todos os espaços são encaixados em dois anéis, com dois pátios e uma cobertura utilizável. Cada módulo tem 55 metros quadrados e recebe a configuração para abrigar uma sala de aula com até 25 estudantes. Feitos de madeira laminada colada, os módulos são dispostos em círculos e interligados ao pátio e à paisagem externa. O perímetro circular apresenta painéis opacos que ajudam a bloquear a luz solar direta, enquanto um conjunto de painéis transparentes difunde a luz e oferece vistas desobstruídas.

    A proposta de Valentino Gareri ainda inclui a ideia de autossuficiência para o complexo. Com diversos dispositivos para economia de energia, o edifício traz coletores de água de chuva, painéis fotovoltaicos e turbinas eólicas no telhado mais alto. Com isso, o arquiteto busca trazer a ideia de sustentabilidade na prática para crianças e adolescentes no período educacional. [...] Feito com materiais naturais e técnicas construtivas de baixo custo, o projeto é visto como flexível e adaptável, o que poderia trazer benefícios à comunidade e, a partir daí, até mesmo a requalificação de áreas periféricas.

Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/haus/arquitetura/casa-na-arvore-projeto-sugere-escola-integrada-a-naturezano-pos-pandemia/
Marque a alternativa incorreta com relação ao uso dos elementos linguísticos no texto
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá, aluno!

A alternativa correta é a D.

Vamos entender o porquê:

A questão aborda a interpretação de elementos linguísticos no texto. Para resolvê-la, você precisa conhecer o sentido e o uso de conjunções e locuções conjuntivas, que são elementos de ligação entre orações ou termos de uma oração, indicando relações de adição, oposição, causa, etc.

Analisando as alternativas:

A - No trecho “ATÉ MESMO a requalificação de áreas periféricas”, a expressão em destaque tem o sentido de "inclusive".

Justificativa: A expressão "até mesmo" realmente pode ser interpretada como "inclusive", indicando uma ampliação do que foi dito antes. Portanto, esta alternativa está correta.

B - No trecho “ALÉM DE salas de aula que se pareçam com uma casa na árvore”, a conjunção em destaque introduz uma ideia de adição ao que foi dito anteriormente.

Justificativa: A expressão "além de" realmente adiciona uma informação ao que foi dito anteriormente, mostrando que as salas de aula, além de outras características, também se parecem com uma casa na árvore. Portanto, esta alternativa está correta.

C - No trecho “A proposta de Valentino Gareri AINDA inclui a ideia de autossuficiência [...]”, o termo em destaque não tem sentido temporal, mas de acréscimo.

Justificativa: A palavra "ainda", neste contexto, indica um acréscimo de informação e não um sentido temporal. Portanto, esta alternativa está correta.

D - No trecho “fazendo com que a relação com o espaço verde seja aumentada NÃO SÓ física, MAS TAMBÉM visivelmente”, a locução conjuntiva em destaque dá ideia de exclusão.

Justificativa: Na verdade, a locução "não só... mas também" não dá ideia de exclusão. Pelo contrário, ela sugere uma adição, indicando que a relação com o espaço verde será aumentada de duas maneiras: física e visivelmente. Portanto, esta alternativa está incorreta.

Conclusão: A alternativa D é a opção correta, pois ela é a única que não interpreta corretamente o uso da locução conjuntiva no texto.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: B

Erro: "NÃO SÓ" e "MAS TAMBÉM" expressam sentido de adição.

Significado de Além de locução adverbial Em adição a algo; igualmente, também, do mesmo modo: são também exportados figos, maçãs e outras frutas, além do óleo de oliva. Mais adiante; em relação a um ponto no espaço ou no tempo: o foco da imagem se projeta além da retina. ... Do advérbio além + preposição de. peguei do Google kkkk

Não esqueça que a questão quer a incorreta.

Inclusão , e não exclusao

Gabarito: D

A questão se refere a alternativa incorreta.

“[...] fazendo com que a relação com o espaço verde seja aumentada NÃO SÓ física, MAS TAMBÉM visivelmente”, a locução conjuncional em destaque dá ideia de exclusão.

Na verdade dá a ideia de inclusão por se tratar de uma oração coordenada aditiva.

Fonte: TABELA DE CONJUNÇÕES 3.0, Prof. Elias Santana.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo