Em farmácia de manipulação, as cápsulas constituem a forma f...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2023 - UFMG - Técnico em Farmácia |
Q2172060 Farmácia
Em farmácia de manipulação, as cápsulas constituem a forma farmacêutica de grande importância devido ao número de prescrições de medicamentos sob essa apresentação.
Em relação às capsulas, analise as afirmativas a seguir e assinale com (V) as VERDADEIRAS e com (F) as FALSAS.
( ) Cápsulas duras são produzidas em uma variedade de tamanho, sendo identificadas sob a forma de números, variando de 0 a 4, em que 0 é maior volume de enchimento; e 4, o menor volume.
( ) Os componentes da formulação devem ser o mais inerte possível em relação a reações com a gelatina que compõe o invólucro da cápsula.
( ) Os pós, pellets, grânulos são os principais tipos de matérias a serem utilizados no enchimento de cápsulas.
( ) Os materiais a serem encapsulados devem conter elevada umidade, para permitir o correto fechamento das cápsulas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão aborda farmacotécnica, mais especificamente sobre as cápsulas.


A definição de cápsula dada pela Farmacopeia Brasileira (2019) é a seguinte: “forma farmacêutica sólida em que o princípio ativo e os excipientes estão contidos em um invólucro solúvel duro ou mole, de formatos e tamanhos variados, usualmente, contendo uma dose única do princípio ativo. Normalmente é formada de gelatina, mas pode, também, ser de amido ou de outras substâncias”.


Solicita analisar as afirmativas e assinalar com (V) as VERDADEIRAS e com (F) as FALSAS.


( F ) Cápsulas duras são produzidas em uma variedade de tamanho, sendo identificadas sob a forma de números, variando de 0 a 4, em que 0 é maior volume de enchimento; e 4, o menor volume.

FALSA. Na verdade, as cápsulas vazias estão disponíveis em diversos tamanhos e são numeradas de acordo com sua capacidade em aproximadamente oito tamanhos diferentes (cápsula 000; 00; 0; 1; 2; 3; 4; e 5), sendo que a de menor volume é de 0,13 mL (tamanho número 5) e a de maior volume é de 1,40 mL (tamanho número 000).  


( V ) Os componentes da formulação devem ser o mais inerte possível em relação a reações com a gelatina que compõe o invólucro da cápsula.

VERDADEIRA. De fato, os componentes da formulação do medicamento que será inserido no interior da cápsula devem ser inertes - ou o mais inerte possível - com o material/invólucro da cápsula (geralmente gelatina), pois isso evita reações químicas secundárias que podem comprometer a integridade da cápsula e até mesmo da estabilidade do ativo e dos excipientes em seu interior. 


( V ) Os pós, pellets, grânulos são os principais tipos de matérias a serem utilizados no enchimento de cápsulas.

VERDADEIRA. No desenvolvimento da formulação de cápsulas, a meta é obter uma preparação com dose exata, boa biodisponibilidade, fácil preenchimento e produção estável e sofisticada. Para isso, os sólidos podem ser colocados em cápsulas de gelatina mole na forma de soluções em solvente apropriado, suspensões ou até mesmo pequenos comprimidos; e, principalmente, pós secos, grânulos, pellets (produto seco que apresenta tamanho de partícula definido), os quais são formas adequadas para o encapsulamento, já que preenchem a cápsula de forma consistente e permitem a dosagem precisa.


( F ) Os materiais a serem encapsulados devem conter elevada umidade, para permitir o correto fechamento das cápsulas.

FALSA. Na verdade, o excesso de umidade pode causar problemas na estabilidade microbiológica do medicamento e na integridade das cápsulas. Portanto, é esperado um teor de umidade baixo, já que a umidade pode dificultar o processo de encapsulamento, já que pode comprometer a integridade da cápsula e causar aglomeração do material em seu interior.


Portanto, a sequência CORRETA é “F - V - V - F”; e a questão não dispõe de gabarito (NULA). A banca forneceu como gabarito a alternativa B (“V - V - V - F”); entretanto, como comentado, o primeiro item avaliado é Falso.


GABARITO DO PROFESSOR: NULA.

GABARITO DA BANCA: B.


REFERÊNCIAS


Farmacopeia Brasileira, 6ª edição - Volume I. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília, 2019.


ALLEN JR, LV; POPOVICH, NG; ANSEL, HC. Formas Farmacêuticas e Sistemas de Liberação de Fármacos. Artmed, 9ed, 2013.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta = B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo