No atendimento ao RN saudável de mães com suspeita ou infec...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1686475 Medicina
O pediatra está de plantão em uma maternidade da periferia de uma grande cidade. Na madrugada, uma gestante em período expulsivo dá entrada nessa maternidade. A mãe levou seu cartão de pré-natal com preenchimento adequado e com consultas regulares, mas, para sua surpresa, a idade gestacional é compatível com 33 semanas pela DUM.


A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.  
No atendimento ao RN saudável de mães com suspeita ou infecção pelo Sars-CoV-2, deve-se adiar a amamentação e o contato pele a pele.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta para essa questão é falsa. De acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), mesmo que a mãe esteja infectada ou com suspeita de infecção pelo Sars-CoV-2, a amamentação e o contato pele a pele devem ser encorajados e não adiados. A OMS destaca que o risco de transmissão do vírus através do aleitamento materno é muito baixo e que os benefícios da amamentação superam qualquer risco potencial. O contato pele a pele e a amamentação imediata após o nascimento também são importantes para a construção do vínculo entre mãe e filho e para o estabelecimento da amamentação. Então, mesmo em um cenário de pandemia, essas práticas devem ser incentivadas e apoiadas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo