Analise as seguintes assertivas acerca do texto “A particula...
( ) Segundo o autor, as principais análises teóricas referentes ao trabalho/exercício/prática profissional ainda têm identificado o assistente social como o profissional que “faz tudo”.
( ) Segundo o autor, o Serviço Social tem ampliado suas produções científicas e, hegemonicamente, sinalizado que a dimensão investigativa é constituinte da formação profissional do assistente social. Dessa forma, é necessário que seja garantida sua horizontalidade ao longo de tal formação.
( ) Segundo o autor, de forma geral, a tradução das dimensões teórica, ética, política e técnica‑operativa como base da dimensão investigativa não tem se processado na formação profissional em Serviço Social. Portanto, o acadêmico em Serviço Social, embora muitas vezes entenda que é preciso ter uma postura investigativa, não tem sido instrumentalizado para sua apropriação como dimensão constitutiva da intervenção profissional.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab: D
(V)Não por acaso, as principais análises teóricas referentes ao trabalho/exercício/prática profissional ainda tem identificado o assistente social como o profissional que “faz tudo”, priorizando requisições e interesses institucionais, colocando-se como aquele que, embora tenha um discurso que, aparentemente, se aproxima dos usuários, na prática se distancia ao tentar manter a ordem e o controle institucionais, reproduzindo práticas imediatas, gestadas e determinadas pela instituição empregadora.
(V)A esse respeito, o Serviço Social tem ampliado suas produções científicas e, hegemonicamente, sinalizado que a dimensão investigativa é constituinte da formação profissional do assistente social. Desta forma, é necessário que seja garantida sua horizontalidade ao longo de tal formação. As produções de Iama‑ moto (1998), Guerra (2009), Martinelli (1999), Mota (2011), Dahmer (2008), Santos (2013), dentre outros, são fundamentais para tal compreensão, além da revista Temporalis (v. 1, n. 25, 2013), com artigos de grande contribuição para o debate da formação profissional.
(V) De forma geral, a tradução das dimensões teórica, ética, política e técnica‑ -operativa como base da dimensão investigativa não tem se processado na formação profissional em Serviço Social. Portanto, o acadêmico em Serviço Social, embora muitas vezes entenda que é preciso ter uma postura investiga‑ tiva, não tem sido instrumentalizado para sua apropriação como dimensão constitutiva da intervenção profissional.
https://www.scielo.br/pdf/sssoc/n122/0101-6628-sssoc-122-0294.pdf
errei as 3 opções...
Gabarito D)
https://www.scielo.br/pdf/sssoc/n122/0101-6628-sssoc-122-0294.pdf
(V) Segundo o autor, as principais análises teóricas referentes ao trabalho/exercício/prática profissional ainda têm identificado o assistente social como o profissional que “faz tudo”. página 304
(V) Segundo o autor, o Serviço Social tem ampliado suas produções científicas e, hegemonicamente, sinalizado que a dimensão investigativa é constituinte da formação profissional do assistente social. Dessa forma, é necessário que seja garantida sua horizontalidade ao longo de tal formação. página 295
(V) Segundo o autor, de forma geral, a tradução das dimensões teórica, ética, política e técnica‑operativa como base da dimensão investigativa não tem se processado na formação profissional em Serviço Social. Portanto, o acadêmico em Serviço Social, embora muitas vezes entenda que é preciso ter uma postura investigativa, não tem sido instrumentalizado para sua apropriação como dimensão constitutiva da intervenção profissional. página 305
- Não por acaso, as principais análises teóricas referentes ao trabalho/exercício/prática1 profissional ainda tem identificado o assistente social como o profissional que “faz tudo” (p. 295).
- o Serviço Social tem ampliado suas produções científicas e, hegemonicamente, sinalizado que a dimensão investigativa é constituinte da formação profissional do assistente social. Desta forma, é necessário que seja garantida sua horizontalidade ao longo de tal formação (p. 304).
- De forma geral, a tradução das dimensões teórica, ética, política e técnica‑operativa como base da dimensão investigativa não tem se processado na formação profissional em Serviço Social. Portanto, o acadêmico em Serviço Social, embora muitas vezes entenda que é preciso ter uma postura investigativa, não tem sido instrumentalizado para sua apropriação como dimensão constitutiva da intervenção profissional (p. 305).
Fonte: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/jqJT7Nmjgmj4yBqcYycgrHh/?format=pdf&lang=pt
Analisando os itens, temos:
(V) – Segundo Moraes (2015, p. 295), “as principais análises teóricas referentes ao trabalho/exercício/prática profissional ainda tem identificado o assistente social como o profissional que “faz tudo”, priorizando requisições e interesses institucionais”.
(V) – Para Moraes (2015, p. 304), “o Serviço Social tem ampliado suas produções científicas e, hegemonicamente, sinalizado que a dimensão investigativa é constituinte da formação profissional do assistente social” e que “é necessário que seja garantida sua horizontalidade ao longo de tal formação”
(V) – Conforme Moraes (2015, p. 305), “a tradução das dimensões teórica, ética, política e técnica‑-operativa como base da dimensão investigativa não tem se processado na formação profissional em Serviço Social. Portanto, o acadêmico em Serviço Social, embora muitas vezes entenda que é preciso ter uma postura investigativa, não tem sido instrumentalizado para sua apropriação como dimensão constitutiva da intervenção profissional”.
Vamos, então, analisar as alternativas:
D – Correta. V – V – V.
A, B e C – Incorretas.
Gabarito: D
Referência:
MORAES, C. A. de S. A particularidade da dimensão investigativa na formação e prática profissional do assistente social. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 122, p. 294-316, abr./jun. 2015.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo