Sobre o texto “Uma face contemporânea da Barbárie”, de José ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1622308 Serviço Social
Sobre o texto “Uma face contemporânea da Barbárie”, de José Paulo Netto (2010), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Compreendo sua solicitação. Vamos analisar o gabarito correto e entender por que ele é o escolhido.

Alternativa Correta: E

O texto de José Paulo Netto faz uma análise crítica sobre as transformações societárias e econômicas do capitalismo a partir das últimas décadas do século XX. Netto aborda, de forma incisiva, a reestruturação capitalista, marcada por fenômenos como a globalização, a financeirização da economia, e mudanças na estrutura de classes.

A alternativa E é considerada incorreta pois apresenta uma confusão conceitual ao referir-se às transformações mencionadas como relacionadas ao "pós-capitalismo" e à "sociedade pós-industrial". José Paulo Netto, seguindo uma perspectiva marxista, não identifica um período de pós-capitalismo, mas sim, uma fase de reestruturação e intensificação do capitalismo. O termo "pós-capitalismo" sugere um estágio que sucede ou transcende o capitalismo, o que vai contra a análise de Netto que entende o período como uma nova fase do próprio capitalismo, com novas características e dinâmicas, mas ainda dentro da lógica capitalista. A ideia de "sociedade pós-industrial" também pode ser problemática, pois, apesar de mudanças na estrutura produtiva, a indústria continua sendo uma parte fundamental da economia capitalista, mesmo com o crescimento do setor de serviços e da tecnologia da informação.

As demais alternativas estão corretas pois refletem adequadamente o pensamento de Netto e as discussões contemporâneas sobre as mudanças no capitalismo desde os anos 1970. Portanto, para responder a questão corretamente, é necessário compreender as teorias do capitalismo contemporâneo e as críticas feitas por pensadores marxistas sobre as interpretações que falam de um suposto estágio pós-capitalista.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Item E errado

Foram as profundas transformações societárias emergentes desde a década de 1970 que redesenharam amplamente o perfil do capitalismo contemporâneo - está claro que, planetarizado, esse capitalismo apresenta traços novos e processos inéditos. Estas transformações estão vinculadas às formidáveis mudanças que ocorreram no chamado "mundo do trabalho" e que chegaram a produzir as equivocadas teses do "fim da sociedade do trabalho" e do "desaparecimento" do proletariado como classe, mudanças que certamente se conectam aos impactos causados nos circuitos produtivos pela revolução científica e técnica em curso desde meados do século XX (potenciada em seus desdobramentos, por exemplo, pela "revolução informacional" e pelos avanços da microeletrônica, da biologia, da física e da química). Mas são transformações que desbordam amplamente os circuitos produtivos: elas envolvem a totalidade social, configurando a sociedade tardo‑burguesa que emerge da restauração do capital operada desde fins dos anos 1970.

"Muito especialmente, a caracterização acima mencionada tem que levar em conta as profundas transformações societárias emergentes desde a década de 1970, que redesenharam amplamente o perfil do capitalismo contemporâneo – está claro que, planetarizado, este capitalismo apresenta traços novos e processos inéditos. Estas transformações estão vinculadas às formidáveis mudanças que ocorreram no chamado “mundo do trabalho” e que chegaram a produzir as equivocadas teses do “fim da sociedade do trabalho” e do “desaparecimento” do proletariado como classe, mudanças que certamente se conectam aos impactos causados nos circuitos produtivos pela revolução científica e técnica em curso desde a metade do século XX (potenciada em seus desdobramentos, por exemplo, pela “revolução informacional” e pelos avanços da micro-eletrônica, pelos novos passos da biologia, da física e da química)"

Fonte: Disponível em:<https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/novosrumos/article/view/3436/2657>

Acesso em 19/11/20

Gabarito E)

E) Houve profundas transformações societárias emergentes desde a década de 1970, que redesenharam amplamente o perfil do capitalismo contemporâneo – está claro que, planetarizado, este capitalismo apresenta traços novos e processos inéditos. (essa parte está correta)

Estas transformações estão vinculadas às formidáveis mudanças que ocorreram no chamado pós-capitalismo e na sociedade pós-industrial. "mudanças que ocorreram no chamado mundo do trabalho"

Não entendi a letra D quando fala em desaparição de antigas classes sociais. Concordo que a estrutura de classes da sociedade burguesa vem se modificando, mas eu acreditava que essa modificação era o surgimento de novas classes.

Alguém poderia explicar?

Alguém poderia explicar melhor essa questão ?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo