A participação de uma equipe de enfermagem em atividades cir...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2277116 Enfermagem
A participação de uma equipe de enfermagem em atividades cirúrgicas, somada ao inadequado controle de qualidade nos sistemas de desinfecção e esterilização do material e tecidos cirúrgicos (campos, compressas e aventais), também é um importante meio de transmissão de doenças infecciosas no ambiente hospitalar especialmente em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), um ambiente bastante propício à ocorrência de infecções relacionadas à assistência em saúde por diversos motivos. Sobre o ambiente de UTI, analise as afirmativas a seguir.

I. Os pacientes se encontram habitualmente em estado crítico, com seus mecanismos de imunidade comprometidos, tornando-os suscetíveis a infecções.

II. Concentram-se muitos doentes com infecções leves, geralmente por micro-organismos não resistentes, dificultando, dessa forma, infecções cruzadas, caso não haja mecanismos adequados de barreira implementados.

III. Há pacientes submetidos a inúmeros e frequentes procedimentos invasivos tanto diagnósticos quanto terapêuticos, sem os quais não sobreviveriam. Tais procedimentos, no entanto, criam portas de entrada para os micro-organismos da própria microbiota destes pacientes e do ambiente.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - I e III, apenas.

Vamos entender o tema abordado na questão, que trata da suscetibilidade dos pacientes de UTI a infecções. A questão pede a análise de três afirmações sobre as condições dos pacientes e os riscos de infecção nesses ambientes.

Afirmativa I: "Os pacientes se encontram habitualmente em estado crítico, com seus mecanismos de imunidade comprometidos, tornando-os suscetíveis a infecções."

Essa afirmativa está correta. Pacientes em UTI geralmente estão em estado crítico e apresentam sistemas imunológicos debilitados, o que os torna mais vulneráveis a infecções. Este é um conhecimento básico sobre a natureza dos pacientes em UTIs e a importância de medidas rigorosas de controle de infecção.

Afirmativa II: "Concentram-se muitos doentes com infecções leves, geralmente por micro-organismos não resistentes, dificultando, dessa forma, infecções cruzadas, caso não haja mecanismos adequados de barreira implementados."

Essa afirmativa está incorreta. Em UTIs, é comum a presença de pacientes com infecções graves, muitas vezes causadas por micro-organismos multirresistentes. Portanto, a afirmação de que são infecções leves e por micro-organismos não resistentes não condiz com a realidade desse ambiente. A alta resistência dos micro-organismos, na verdade, aumenta o risco de infecções cruzadas.

Afirmativa III: "Há pacientes submetidos a inúmeros e frequentes procedimentos invasivos tanto diagnósticos quanto terapêuticos, sem os quais não sobreviveriam. Tais procedimentos, no entanto, criam portas de entrada para os micro-organismos da própria microbiota destes pacientes e do ambiente."

Essa afirmativa também está correta. Procedimentos invasivos são comuns em UTIs e, embora essenciais para o manejo dos pacientes, eles aumentam o risco de infecção ao criar portas de entrada para micro-organismos. Isso é um aspecto crítico do manejo de pacientes em UTI, onde a vigilância e o controle de infecções são essenciais.

Portanto, a combinação correta das afirmativas é a alternativa D - I e III, apenas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão se refere a aspectos de infecção hospitalar, especialmente em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A alternativa D é correta porque as afirmativas I e III estão corretas. A afirmativa I destaca que os pacientes na UTI estão geralmente em estado crítico e têm seus mecanismos de imunidade comprometidos, tornando-os mais suscetíveis a infecções. Isso é um fato bem estabelecido na medicina. A afirmativa III afirma que os pacientes na UTI são frequentemente submetidos a procedimentos invasivos para diagnóstico e terapia. Esses procedimentos podem criar portas de entrada para micro-organismos, aumentando o risco de infecção. Isso também é um fato bem conhecido na medicina. Por outro lado, a afirmativa II está errada porque, na UTI, geralmente não se concentram doentes com infecções leves por micro-organismos não resistentes. Pelo contrário, a UTI costuma abrigar pacientes em estado grave, muitos dos quais têm infecções sérias por micro-organismos resistentes. Portanto, a alternativa D (I e III, apenas) é a resposta correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo