Um paciente chega a uma farmácia para comprar os medicamento...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2023 - UFMG - Técnico em Farmácia |
Q2172067 Farmácia
Um paciente chega a uma farmácia para comprar os medicamentos prescritos pelo médico. Em conversa com o atendente, relata estar sentido dor de garganta, na qual se observam placas esbranquiçadas, ter tido febre durante a noite, estar com o nariz escorrendo bastante e tosse. O paciente ainda relata não ter nenhuma outra doença que requeira medicamentos.
Em relação aos medicamentos adequadamente prescritos para esse paciente, é CORRETO o que se afirma em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão requer associar os sintomas referidos pelo paciente e os medicamentos prescritos pelo médico conforme indicação para a situação clínica apresentada.


O paciente refere: “dor de garganta”, “placas esbranquiçadas” [na garganta], “febre durante a noite”, “nariz escorrendo bastante” e “tosse”, além de relatar “não ter nenhuma outra doença que requeira medicamentos”.


Solicita a alternativa menciona, corretamente, os medicamentos que podem ser utilizados para o tratamento do referido paciente.



A) Amoxicilina 500 mg cápsulas; Paracetamol 750 mg comprimidos; Nimesulide 100 mg comprimidos e Acetilcisteína 200 mg envelope.

CORRETA. Amoxicilina é um antimicrobiano inibidor da parede celular bacteriana, pertencente ao grupo das penicilinas; pode ser utilizada para tratar infecções bacterianas do trato respiratório (relato de “placas esbranquiçadas” [na garganta]”). Paracetamol é um analgésico e antipirético (antitérmico); pode ser utilizado para tratar a febre reportada no caso em apreço. Nimesulida é um anti-inflamatório não esteroide (AINE); pode ser utilizada para combater a inflamação adjacente à “dor de garganta” mencionada. E, por fim, acetilcisteína é um expectorante; pode ser utilizada para eliminar secreções e auxilia no tratamento da tosse referida. Observa-se que todos os medicamentos especificados nesta assertiva têm, sim, indicação adequada para tratar sinais e sintomas clínicos apresentados pelo paciente. Além disso, todas as dosagens fornecidas para cada medicamento estão disponíveis em apresentações comerciais. Portanto, é o gabarito da questão.


B) Amoxicilina 500 mg cápsula; Amiodarona 150 mg comprimidos; Nimesulide 100 mg comprimidos e Dipirona 500 mg comprimidos. 

INCORRETA. Amiodarona é um fármaco antiarrítmico e vasodilatador, indicado para o tratamento de arritmias cardíacas; o que não contempla indicação clínica do uso deste pelo paciente em questão. Outrossim, amiodarona não está disponível comercialmente em comprimidos de 150 mg; e sim em comprimidos de 100 mg e 200 mg. Logo, a assertiva está incorreta.


C) Cefalexina 500 mg cápsulas; Sinvastatina 70 mg comprimidos; Lorazepan 50 mg comprimidos e Dipirona 500 mg comprimidos.

INCORRETA. Cefalexina é uma antimicrobiano do grupo das cefalosporinas (1ª geração), que pode ser utilizada para o tratamento de infecções do sistema urinário e infecções causadas por estafilococos ou estreptococos, inclusive celulite ou abscesso de tecidos moles. Sinvastatina é uma estatina indicada para o tratamento de dislipidemias e para pacientes sob alto risco de doença coronariana (com ou sem hiperlipidemia); o que não contempla indicação clínica do uso deste pelo paciente em questão. Outrossim, sinvastatina não está disponível comercialmente em comprimidos de 70 mg; e sim em comprimidos de 10 mg, 20 mg e 40 mg. A questão ainda cita o uso inapropriado de lorazepam, um ansiolítico benzodiazepínico, indicado para o controle da ansiedade (sintoma não relatado no enunciado da questão); e que não existe na dosagem de 50 mg, e sim comprimidos de 1 mg e 2 mg. Portanto, a assertiva está incorreta.


D) Propofol 5 mg gotas; Metoclopramida 10 mg comprimidos; Acetilcisteína 200 mg comprimidos e Diazepan 10 mg comprimdos.

INCORRETA. Propofol é um anestésico geral intravenoso; portanto, não é indicado para o caso em questão, nem está disponível na apresentação em gotas, e sim em frasco-ampola na concentração 10 mg/mL, para administração injetável endovenosa. Metoclopramida é um antiemético (náuseas e vômitos) e procinético (distúrbios da motilidade gastrintestinal); portanto, sem indicação para o paciente mencionado. Diazepam é um ansiolítico benzodiazepínico; sem utilidade para o caso discutido, já que o paciente referido não apresentou queixas somáticas ou psicológicas associadas à síndrome da ansiedade. Portanto, a assertiva está incorreta.



GABARITO DO PROFESSOR: A.

GABARITO DA BANCA: A.



REFERÊNCIAS


KATZUNG. Farmacologia Básica e Clínica. Artmed, 13ª ed, 2017.


GOODMAN & GILMAN. As Bases Farmacológicas da Terapêutica. Artmed, 12ª ed, 2012.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Antibiótico, antitérmico e analgésico, anti-inflamatório e mucolitico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo