(Concurso Milagres/2018) Fratura da diáfise do rádio na jun...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão é a Alternativa D - Galeazzi.
Vamos discutir o tema abordado na questão. A questão refere-se à classificação de fraturas específicas do antebraço que envolvem o rádio e a ulna. Conhecer e identificar essas fraturas é essencial para a prática clínica e para exames de concursos públicos, especialmente na área de Traumato-ortopedia. Cada tipo de fratura tem características particulares e implicações quanto ao tratamento.
Fratura de Galeazzi é caracterizada pela fratura da diáfise do rádio, geralmente na junção dos terços médio e distal, acompanhada de uma luxação da articulação radioulnar distal. Este é um aspecto central para identificar corretamente essa fratura na prática clínica.
Agora, analisando as alternativas incorretas:
- Alternativa A - Barton: Trata-se de uma fratura intra-articular do rádio distal na qual há deslocamento do fragmento radial. Não envolve a diáfise do rádio ou a luxação da ulna.
- Alternativa B - Smith: Esta fratura, também conhecida como fratura de "Colles invertida", envolve o rádio distal, mas é caracterizada por deslocamento palmar do fragmento, não dorsal, e não está associada a luxação da ulna.
- Alternativa C - Colles: É uma fratura comum do rádio distal com deslocamento dorsal do fragmento, mais frequente em idosos devido a quedas. Também não envolve a luxação da ulna.
- Alternativa E - Monteggia: Corresponde à fratura da ulna com luxação da cabeça do rádio, o que é oposto à descrição solicitada na questão.
Como você pode observar, a chave para responder corretamente a esta questão é entender as características específicas de cada tipo de fratura e suas associações anatômicas no antebraço.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A- A fratura de Barton é a intra-articular do , com deslocamento da articulação .
B-Uma fratura de Smith, também conhecida como fratura de Colles invertida é uma fratura do rádio distal causada por queda sobre punhos fletidos, ao contrário da fratura de Colles, que ocorre em queda sobre punho estendido.
C-A fratura de Colles é a fratura da extremidade distal do rádio, onde o fragmento se desloca para trás e para o exterior. Ocorre com freqüência em crianças, geralmente de 6 a 10 anos, e em pessoas idosas, principalmente em mulheres acima dos 50 anos, em decorrência da osteoporose.
D-Gabarito
E-Fratura de Monteggia é uma lesão caracterizada por fratura-luxação especial do antebraço, onde ocorre luxação apenas anterior da cabeça radial associada à fratura da ulna.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo