No caso mencionado, a epilepsia é o mais provável diagnósti...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1686481 Medicina
A mãe de uma criança de 4 anos de idade levou a filha ao setor de emergência com queixa de que a menina “sacudiu o corpo todo”, pela primeira vez, após ter dado uma medicação para febre. Ela relata que a criança estava com temperatura de 38 ºC, poucos espirros, tosse seca e que a crise foi rápida, não sabendo especificar o tempo.


Acerca desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.  
No caso mencionado, a epilepsia é o mais provável diagnóstico, cujos fatores de risco incluem atraso do desenvolvimento e crise febril complexa.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está errada porque, embora a crise febril possa ser de fato um fator de risco para o desenvolvimento de epilepsia, não há informações suficientes no texto para afirmar que a epilepsia é o diagnóstico mais provável. A "sacudida" que a menina deu poderia ser causada por uma convulsão febril, que é comum em crianças de 6 meses a 5 anos e geralmente ocorre no primeiro dia de doença, muitas vezes antes que os pais percebam que a criança está doente. Essas convulsões são geralmente curtas e param por si mesmas. Além disso, não há informação no texto que sugere atraso no desenvolvimento da criança, que é outro fator de risco para epilepsia mencionado na questão. Portanto, com base nas informações fornecidas, a declaração de que a epilepsia é o diagnóstico mais provável é errada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo