A Instrução Normativa nº. 9, de 27 de junho de 2003, proíbe ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A - Cloranfenicol
A alternativa correta é a letra A, que indica o cloranfenicol como a substância proibida pela Instrução Normativa nº 9, de 27 de junho de 2003. Este regulamento foi estabelecido devido ao potencial risco que o cloranfenicol representa para a saúde pública, principalmente pelo risco de causar efeitos adversos graves, como a aplastic anemia, uma condição hematológica severa.
Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:
B - Sulphur: O sulphur, ou enxofre, é uma substância amplamente utilizada em formulações farmacêuticas e veterinárias, especialmente em produtos para tratamento de doenças de pele. Não há proibição específica para o seu uso similar àquela que existe para o cloranfenicol.
C - Cetoconazol: O cetoconazol é um antifúngico utilizado para tratar infecções causadas por fungos. Embora seu uso sistêmico em humanos tenha sido restringido em alguns países devido a preocupações com hepatotoxicidade, ele não está proibido sob a mesma normativa abordada na questão.
D - Cristal Violeta: O cristal violeta é um corante com propriedades antimicrobianas, utilizado em algumas preparações tópicas e em laboratório. Não há proibições específicas para o uso do cristal violeta conforme a Instrução Normativa nº 9.
E - N.R.A.: Esta alternativa significa "Nenhuma das Respostas Anteriores" e está incorreta, pois a alternativa correta é a letra A.
O entendimento dessa questão exige conhecimentos sobre legislações e regulamentos na área de farmacologia veterinária, com especial atenção ao uso de antimicrobianos e substâncias que podem gerar riscos à saúde.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA A
.
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 9, DE 27 DE JUNHO DE 2003
Art. 1º Proibir a fabricação, a manipulação, o fracionamento, a comercialização, a importação e o uso dos princípios ativos cloranfenicol nitrofuranos e os produtos que contenham estes princípios ativos, para uso veterinário e suscetível de emprego na alimentação de todos os animais e insetos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo