Marque a alternativa que apresenta corretamente uma palavra ...
Atenção: Leia o texto a seguir e responda a questão:
O que é SAMU?
As pressões sobre os serviços de urgência e emergência têm aumentado em face de mudanças demográficas, epidemiológicas e sociais, por isso muitos países organizaram sistemas para atendimento às urgências e emergências, sob modelos distintos.
Em 2011, o Ministério da Saúde lançou a Rede denominada Saúde Toda Hora, que está reorganizando a Rede de Atenção às Urgências e Emergências no Sistema Único de Saúde (SUS). Com este novo modelo, o Ministério da Saúde está ampliando o acesso da população brasileira aos serviços de urgência e emergência na rede pública, garantindo atendimento rápido, universal, equânime e adequado aos pacientes, o que ajuda a reduzir mortes e sequelas, além de diminuir o tempo de espera. Integram a Rede os serviços da Atenção Básica, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), as UPAs 24 horas, as Salas de Estabilização, o S.O.S Emergências e a Força Nacional do SUS.
No Brasil, o SAMU 192 teve início através de um acordo bilateral, assinado entre o Brasil e a França, através de uma solicitação do Ministério da Saúde. Foi criado em 2003 e oficializado pelo Ministério da Saúde por meio do Decreto nº. 5.055, de 27 de abril de 2004. Hoje, a PORTARIA Nº 1.010, DE 21 DE MAIO DE 2012 - Redefine as diretrizes para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e sua Central de Regulação das Urgências, componente da Rede de Atenção às Urgências.
O SAMU, no Brasil, propõe um modelo de assistência padronizado que opera através do acionamento à Central de Regulação das Urgências, com discagem telefônica gratuita e de fácil acesso (linha 192), com regulação médica regionalizada, hierarquizada e descentralizada.
Para o planejamento, implantação e implementação da regionalização, interiorização e ampliação do acesso ao SAMU 192 no Brasil, deverá ser utilizado, prioritariamente, o parâmetro de tempo-resposta, ou seja, o tempo adequado tecnicamente transcorrido entre a ocorrência do evento de urgência e emergência e a intervenção necessária.
A função básica de um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é responder de forma organizada, a fim de evitar o uso excessivo de recursos, a toda situação de urgência que necessite de meios médicos, desde o primeiro contato telefônico até a liberação das vítimas ou seus encaminhamentos aos serviços de saúde. O sistema deve determinar e desencadear a resposta mais adequada para o caso, assegurar a disponibilidade dos meios hospitalares, determinar o tipo de transporte exigido e preparar o acolhimento dos pacientes nos serviços de saúde.
Entretanto, o SAMU 192, ultrapassa a dimensão do atendimento, assistência e transporte de vítimas. Ocupa-se, também, de conhecer a magnitude, caracterização e tendências no que diz respeito a tempo médio de resposta dos atendimentos de urgência, percentual de atendimento por meio de intervenção básica e avançada e tipos de atendimentos, propiciando uma postura mais pró-ativa frente a morbidade/mortalidade.
A informação da demanda feita à Central de Regulação das Urgências, assim como dos atendimentos realizados pelo SAMU, é estratégica para o planejamento das ações de uma atenção cada vez mais qualificada em todos os componentes da Rede de Atenção às Urgências e Emergências, de acordo com as necessidades da área de abrangência de cada SAMU.
Fonte <https://sage.saude.gov.br/paineis/samu/oquee.html>. Acesso em 28/04/2024.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (23)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Ué, mas parassíntética é quando tira um dos afixos e fica sem sentido.
Centralizada existe. Não entendi.
Derivação parassintética: palavra formada pela junção de prefixo e sufixo, de forma que a mesma não exista sem ambos prefixo + sufixo.
alguém consegue me esclarecer como se trata de uma derivação parassintética mesmo conseguindo escrever a palavra com adição de sufixo? ex: 'Centralizada' é uma palavra existente, central + izada.
Descentralizada é derivação Prefixal e Sufixal.
uai gente... esse gabarito está certo?
A palavra DESCENTRALIZADA é uma derivação parassintética, que ocorre quando há acréscimo simultâneo de prefixo e de sufixo a uma palavra. Nessa derivação, não é aceito perder uma das partes, pois haverá a formação de uma palavra inexistente.
Ex: Descentralizada
Note que se retirar o des ainda haverá a palavra centralizada, porém o mesmo não ocorre se retirarmos a outra parte pois a palavra descentral não existe. Portanto, é exatamente isso que caracteriza uma derivação parassintética.
A derivação prefixal e sufixal ocorre quando tem tanto prefixo quanto sufixo colocado junto à palavra. Porém, é importante dizer que se aceita perder uma das partes pois continuará sendo uma palavra, mesmo que com outro significado.
Ex: Des - igual - dade (se retirar uma das partes, ainda haverá a formação de uma palavra existente)
MACETE: a parassintética é muito ciumenta, ela não aceita perder nem sufixo e nem prefixo, se retirar algum deixa de ser palavra
RUMO CFO PMES 2024
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo