De acordo com as relações argumentativas do texto, se uma aç...
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das estruturas lingüísticas e das idéias do texto acima.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Olá caros,
Achei essa questão difícil, não tanto porque envolve lógica, mas porque não envolve nenhuma lógica. Todas as pessoas que vi tentarem resolvê-la, um livro de resoluções, inclusive eu durante um tempo, tentaram pensar em uma implicação lógica: "resultar de uma ação interior"(p) => "ação virtuosa"(q). Muitos afirmaram erroneamente que ~q não implica ~p (o que está errado segundo qualquer material de lógica, para achar este assunto basta procurar por contraposição: http://pt.wikipedia.org/wiki/Contraposi%C3%A7%C3%A3o. Ou seja, se p => q, então ~q => ~p).
Entretanto, o único problema problema com a afirmativa da questão é que deveria se referir a "ação ética", tal como está no texto, e não somente "ação". Estaria correto afirmar que: se uma ação ética não for "virtuosa", ela não resulta de decisão interior.
Ou seja, essa é uma questão de português, não de lógica!
Ps: aos interessados na lógica da questão atentem que as implicações estão se dando em sentido inverso (q, se p) ao normalmente disposto (se p, então q). Se p for verdade, então q será sempre verdade; se q for verdade, então não se pode concluir nada de p (q não implica p). Ou seja, a suficiência da implicação não está em questão. Estamos analisando apenas um sentido da implicação. Também não importa os outros termos intermediários (no texto seria a liberdade), pois pela propriedade tricotômica(se p=>s=>q, então p => q) sempre se pode fazer a análise sobre os termos finais (p ou q). Mas, isso deve ser meio estranho para quem nunca viu essas coisas.
Por favor comentem, gostaria de saber se concordam com a minha análise.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo