Em relação aos aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgu...
I A substituição de “que” por onde, no trecho “o cérebro tem redes que exercem diferentes funções” (segundo parágrafo), manteria a correção gramatical do texto. II O pronome “isso”, na expressão “Por isso”, no último período do terceiro parágrafo, retoma a ideia expressa nos períodos que o antecedem no mesmo parágrafo. III Em “Mas há outras vantagens” (último parágrafo), a forma verbal “há” poderia ser substituída por existem sem prejuízo da correção gramatical do texto.
Assinale a opção correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (44)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Todavia, não é só esta alternativa que está correta, afinal, na afirmativa III o uso do verbo existir como substituto de haver também é correto. E por quê?
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I - ERRADA.
Somente se usa onde quando retoma lugar físico.
II - CORRETA
É o que chamamos de recurso anafórico para o que já foi dito ou escrito com pronomes demonstrativos “esse, essa, isso”; na questão "isso" retoma a explicação dada por Li Li Min, qual seja:
"Se você fica muito tempo nessa tensão, o seu organismo e o seu cérebro não conseguem voltar ao estado normal”, alerta Li Li Min. “Ligado nesse circuito de estresse, ele não consegue ativar as funções de criatividade ou elaboração, porque está focado na sobrevivência. Esse é um conflito perigoso”
III - CORRETA
Primeiramente, "Há" no sentido de existir não possui sujeito.
Em segundo lugar, verbo "Existir" é pessoal e concorda com o sujeito.
O examinador diz o seguinte: "Em “Mas há outras vantagens” (último parágrafo), a forma verbal “há” poderia ser substituída por existem sem prejuízo da correção gramatical do texto."
E sim, a substituição não causa prejuízo gramatical. Observação que causaria caso fosse solicitado a alteração por "EXISTE", uma vez que então o verbo não concordaria com o sujeito no plural.
I - ERRADA
Na língua culta, escrita ou falada, "onde" deve ser limitado aos casos em que há indicação de lugar físico, espacial. Quando não houver essa indicação, deve-se preferir o uso de em que, no qual
https://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint39.php
Gab. (D)
Só complementando com algumas substituições:
- Que: o qual, a qual;
- A que: ao qual, à qual;
- Em que: no qual, na qual, onde;
- De que: do qual, da qual.
Gab: D
Simplificando, na primeira frase o QUE é um pronome relativo, pois retoma um termo dito anteriormente nesse caso foi redes , apesar de onde também ser um pronome relativo, como redes não indica nenhum lugar não pode usar onde. Qualquer erro é só comentar ai abaixo pessoal.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo