Para se encontrar o Valor Presente Líquido – VPL de um proje...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A técnica do VPL para avaliar a viabilidade de um projeto consiste em trazer os valores estimados dos fluxos futuros de caixa para o presente e subtrair do investimento inicial. Caso o valor resultante seja positivo, então o projeto será considerado viável.
No cálculo para trazer os valores do caixa para o presente, utiliza-se de uma porcentagem que pode ser considerada uma "margem de erro", mas na literatura chama-se de Custo de Oportunidade, Custo de Capital ou Taxa Mínima de Atratividade (TMA).
Esse percentual é obtido pela opinião subjetiva do investidor. Contudo, mesmo sendo subjetiva, não quer dizer aleatória. Logo, o investidor considera um percentual que leva em consideração as opções que há no mercado de investimentos, como a bolsa de valores, por exemplo. Se um investimento na bolsa rende 10% ao ano, então o investidor pode avaliar o projeto considerando esse percentual no cálculo.
Por fim, não se pode confundir a TMA com a Taxa Interna de Retorno (TIR). Esta indica o quanto de retorno o projeto/investimento dará. A diferença é sutil para muitos, mas destaco a seguinte diferença: a TMA é baseada em outros opções de investimento, já a TIR é do próprio investimento.
Além disso, a TIR indicará um valor em que o VPL se igualará a zero. Diante disso, retorna-se ao já mencionado caso em que o VPL sendo positivo, o projeto será considerado viável. Já se o VPL for igual a zero, então o projeto é invariável/indiferente, e se negativo, então o projeto é inviável.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo