Um analista de negócios calculou a vida útil de um projeto d...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Primeiro, desconsidera-se todas as alternativas que informam que o payback simples (ou nominal) seria maior que o payback descontado.
O payback simples, diferentemente do descontado, não considera o valor do dinheiro no tempo, ou seja, não considera os efeitos inflacionários futuros (perda de valor da moeda com o passar do tempo).
Assim, sobra apenas a alternativa D e E.
Sabendo-se que a questão informa que:
- a taxa de desconto é de 18% ao se calcular o tempo de recuperação do capital, ou seja, em 7 anos, o fluxo de caixa foi positivo mesmo com um desconto de 18%;
- após 7 anos, tem-se ainda 3 anos de vida útil do projeto resultando em fluxo positivo de caixa.
Então, podemos considerar um VPL positivo.
Para reforçar que esse VPL deve ser considerado maior que zero, entenda que os últimos 3 anos foram de saldos positivos e mesmo que se divida valores positivos pequenos por muitas partes, ainda assim ter-se-á um valor positivo.
Por último, quando um VPL é maior que zero, temos também a relação em que o TIR>TMA, ou seja, a taxa interna de retorno é maior que a taxa de desconto, indicando uma viabilidade do projeto.
Observação: o payback, por si só, não é capaz de definir se um projeto é viável ou não. Ele apenas informa quanto tempo será necessário para se ter de volta o valor inicialmente investido. Porém, a questão informa um dado importante, o tempo de vida útil do projeto. Logo, se esse tempo de vida útil fosse menor que o payback, então o projeto não seria viável, haja vista que o tempo de vida dele não foi suficiente para devolver o valor investido.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo