A lei nº 4320/64 estabelece que as despesas pertencem ao ex...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1244839 Contabilidade Pública
A lei nº 4320/64 estabelece que as despesas pertencem ao exercício em que forem:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO A

Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

I - as receitas nêle arrecadadas;

II - as despesas nêle legalmente empenhadas.

Para melhorar o estudo, responda a questãoQ1244840

Conforme a Lei 4.320/64, são etapas da EXECUÇÃO da:

Receita orçamentária:

Lançamento: é ato da repartição competente, que verifica a procedência do crédito fiscal e a pessoa que lhe é devedora e inscreve o débito desta.

Arrecadação: corresponde à entrega dos recursos devidos ao Tesouro pelos contribuintes ou devedores, por meio dos agentes arrecadadores ou instituições financeiras autorizadas pelo ente.

Recolhimento: é a transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, observando-se o princípio da unidade de tesouraria ou de caixa"

Despesa orçamentária:

Empenho: é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico

Liquidação: consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

Pagamento:  consiste na entrega de numerário ao credor por meio de cheque nominativo, ordens de pagamentos ou crédito em conta, e só pode ser efetuado após a regular liquidação da despesa.

Resolução: segundo o art. 35 da Lei 4.320/64, pertencem ao exercício financeiro as despesas nele empenhadas, o que representa a adoção regime de competência. 

Com exceção da letra E (etapa da receita), as demais são etapas da despesa orçamentária. No entanto, apenas a letra A representa o exigido pela questão.

Gabarito: Letra A.

Alternativa.: A

À luz da Lei 4.320/64, temos que:

Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

I - as receitas nele arrecadadas;

II - as despesas nele legalmente empenhadas.

____________________

Comentário:

O presente artigo estabelece o REGIME CONTÁBIL para as receitas e despesas, confirmando o regime de escrituração misto adotado para a execução orçamentária no Brasil, ou seja, regime de caixa para as receitas (as receitas nele arrecadadas pelo ingresso dos recursos financeiros) e regime de competência para as despesas (as despesas legalmente empenhadas).

Regime de caixa significa que será considerado, para o cômputo das receitas, apenas as (receitas) que ingressarem efetivamente no patrimônio do ente estatal, livre de condições.

Regime de competência significa que, ainda que não efetivamente satisfeitos, serão considerados aqueles valores correspondentes a despesas que, embora permaneçam (tais valores) na esfera do poder do ente estatal, serão objeto de futura liquidação, o que se verifica mediante empenho (ato que cria para o estado a obrigação de pagar, ainda que em momento ulterior).

Ricardo Damasceno e Marcelo Jucá - Direito Financeiro - Salvador: jusPODIVM, 2020.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo