Analise as afirmativas sobre os efeitos da política monetár...
TEXTO PARA A QUESTÃO
Ao alterar a taxa de juros, a ação do banco central pode mudar as expectativas quanto à evolução da economia. Por exemplo, ao elevar a Selic para conter pressões inflacionárias, o banco central sinaliza um nível de atividade mais contido não apenas no presente, mas também para o futuro. Com isso, famílias e empresas passam a acreditar que a inflação, no futuro, estará mais baixa. Como resultado, os preços definidos hoje já tendem a aumentar menos pois os agentes sabem que as condições econômicas futuras não mais darão suporte a aumentos maiores de preços. Assim, choques de custos na economia tendem a se propagar de forma mais limitada na economia, reduzindo seus efeitos inflacionários. Essa propagação é chamada, na literatura econômica, de efeitos secundários ou de segunda ordem. É fundamental um elevado nível de credibilidade do banco central para que esse canal opere de forma adequada. No caso de baixa credibilidade, ocorre o oposto: choques tendem a se amplificar, gerando uma inflação maior.
1. ( ) A elevação da taxa de juros pode levar as famílias e empresas a esperar uma inflação mais alta no futuro, o que resulta em preços mais elevados no presente.
2. ( ) Choques de custos na economia podem ter efeitos amplificados quando o Banco Central possui baixa credibilidade.
3. ( ) O canal de credibilidade do Banco Central funciona de maneira eficaz quando as expectativas de inflação dos agentes são mantidas controladas e consistentes com a meta de inflação.
4. ( ) O Banco Central pode usar a elevação da Selic para conter choques de oferta, reduzindo a propagação de efeitos inflacionários.
Assinale: