No texto, a frase Parem o mundo, que eu quero descer! está r...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão requer interpretação textual. É uma questão que, a partir dos dados descritos no texto, o leitor possa absorver as ideias contidas nele.
ALTERNATIVA (A) CORRETA – O sentimento de confusão a que
esta assertiva se refere é o fato de que ninguém está se entendendo e essa
questão já vem de muito tempo. Por isso, a frase “Parem o mundo, que eu
quero descer!" remete a um grito de socorro de quem já não aguenta mais ver
esses conflitos interpessoais.
ALTERNATIVA (B) INCORRETA – Não há uma impressão de que essa realidade externa existe, ela existe de fato e, por isso, a frase “Parem o mundo, que eu quero descer!" evidencia um sentimento de angústia.
ALTERNATIVA (C) INCORRETA – O fato de o mundo se transformar aceleradamente não vai fazer retroceder a estabilização dos avanços tecnológicos, ao contrário, eles vão avançando à medida que o mundo vai se transformando.
ALTERNATIVA (D) INCORRETA – Subentende-se a partir da leitura do texto que a insatisfação é apenas com as relações interpessoais, que não há uma vontade de os seres humanos quererem se entender. A questão da evolução material não é citada.
ALTERNATIVA (E) INCORRETA – A frase “Parem o mundo, que eu quero descer!" não está relacionada ao estado de apatia, mas sim de uma mistura de sentidos.
GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (A)
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: A
✓ Segundo o texto: Acredito que o leitor já deva ter ouvido, em alguma ocasião, esta frase: “Parem o mundo, que eu quero descer!” Talvez porque essas últimas décadas tenham sido − e continuarão a ser − de congestionamento dos sentidos. Há uma sensação de que não se sabe muito bem o que está acontecendo.
➥ Ou seja, o trecho em negrito apresenta uma relação de confusão (=um sentimento de confusão que parece pertencer aos dias atuais, mas que acompanha as relações humanas desde tempos remotos).
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo