A destinação incorreta do lixo está entre os principais pro...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1624549 Saúde Pública
A destinação incorreta do lixo está entre os principais problemas nos grandes centros urbanos, contaminando o solo, contribuindo para a reprodução de roedores e outros animais sinantrópicos, aumentando a probabilidade de enchentes e a incidência de doenças como
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C - leptospirose. Vamos entender por que essa é a resposta certa e analisar as outras opções.

Quando falamos sobre a destinação incorreta do lixo em centros urbanos, estamos lidando com diversos problemas ambientais e de saúde pública. O acúmulo inadequado de resíduos pode criar condições propícias para a proliferação de roedores, que são os principais vetores da leptospirose.

Leptospirose é uma doença causada pela bactéria Leptospira, que é transmitida principalmente através da urina de ratos. Em períodos de chuva, a água contaminada pode entrar em contato com a pele humana, especialmente em enchentes, elevando o risco de infecção. A relação entre lixo, roedores e enchentes torna essa a resposta mais adequada.

Vamos analisar as alternativas incorretas:

A - malária: A malária é uma doença transmitida por mosquitos do gênero Anopheles, que se reproduzem em água parada, mas não está relacionada diretamente à destinação incorreta de lixo urbano. Portanto, essa não é a resposta correta.

B - leishmaniose: Esta doença é transmitida por flebotomíneos (mosquitos-palha), que têm o hábito de viver em lugares com matéria orgânica em decomposição, mas sua ligação direta com resíduos sólidos é menos evidente. Assim, não se encaixa na descrição da questão.

D - esquistossomose: Conhecida também como "barriga d'água", esta doença é transmitida por caramujos que vivem em águas doces e não está associada à destinação de lixo, mas sim à falta de saneamento básico e ao contato com água contaminada por fezes humanas.

E - esporotricose: Essa é uma infecção fúngica que ocorre geralmente devido a ferimentos com plantas ou animais infectados. Não tem relação com destinação incorreta de resíduos sólidos.

Ao entender a conexão direta entre o descarte inadequado de lixo, a presença de roedores e o risco de enchentes, fica claro que a leptospirose é a doença correta para a questão proposta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Animais sinantrópicos são aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem, a despeito da vontade deste. Diferem dos animais domésticos

Gabarito:C

Para completar: Se tornando epidêmica em períodos de enchentes.

Leptospirose: Transmitida pela urina de animais infectados

Leishmaniose: Causada por protozoário considerado um parasita que transmite através da picada do mosquito-palha. É mais comum é países de clima quente e úmido.

Esquistossomose: Causada por um verme que habita em locais de pouca água e correnteza.

Esporotricose: Infecção acontece pelo fungo e acomete o homem e diversas espécies animais, como cães, gatos e tatus.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo