Zoonose que pode ser prevenida por vacinação, é causada por ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa D - raiva é a correta.
A questão aborda o tema das zoonoses, que são doenças transmitidas de animais para seres humanos. Neste caso específico, a descrição se refere à raiva, uma doença viral que pode ser prevenida por vacinação e é transmitida pela saliva de mamíferos infectados, como cães, gatos e morcegos.
A raiva é caracterizada por ser uma encefalite progressiva aguda, que é uma inflamação do cérebro, e apresenta um índice de letalidade de aproximadamente 100%, especialmente quando os sintomas já se manifestaram. Essa alta letalidade é uma característica marcante e ajuda a diferenciar a raiva de outras zoonoses.
Vamos agora entender por que as outras alternativas estão incorretas:
- A - toxoplasmose: Esta é uma infecção causada pelo parasita Toxoplasma gondii, não por um vírus. Ela não é transmitida pela saliva e tem diferentes modos de prevenção, não sendo através de vacinação.
- B - parvovirose: Uma doença viral, mas que afeta principalmente cães e não é transmitida para humanos. Além disso, não se caracteriza por encefalite aguda em seres humanos.
- C - herpes: Refere-se a infecções causadas pelo vírus do herpes, que não tem relação com transmissão por saliva de animais e não leva à encefalite aguda com alta letalidade em humanos.
- E - leishmaniose visceral: Causada por parasitas do gênero Leishmania, transmitida por picadas de mosquitos flebotomíneos, e não está relacionada à transmissão por saliva ou a encefalite.
Compreender as características das zoonoses é fundamental para responder questões relacionadas à saúde pública em concursos, especialmente porque muitas têm sintomas e modos de transmissão distintos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: D
RAIVA é uma zoonose viral que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letalidade de aproximadamente 100%, considerando casos raros de cura. O vírus rábico, contido na saliva do animal, penetra no organismo principalmente por meio de mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas. No ciclo urbano, as principais fontes de infecção são o cão e o gato. No Brasil, o morcego é o principal responsável pela manutenção da cadeia silvestre. Outros reservatórios silvestres são: raposa, canídeos silvestres, gato-do-mato, jaritataca, guaxinim e macacos. Nos cães e nos gatos, a eliminação de vírus pela saliva ocorre entre dois a cinco dias antes do aparecimento dos sinais clínicos, persistindo durante toda a evolução da doença. A morte do animal ocorre, em média, entre cinco a sete dias após a apresentação dos sintomas. Os quirópteros podem albergar o vírus por longo período, sem sintomatologia aparente.
Fonte: MANUAL DE VIGILÂNCIA, PREVENÇÃO E CONTROLE DE ZOONOSES: NORMAS TÉCNICAS E OPERACIONAIS
Agente de Combate a Zoonoses, FMS Niterói?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo