Em tomografia computadorizada a largura de uma janela tem r...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: NUCEPE Órgão: FMS Prova: NUCEPE - 2019 - FMS - Tecnólogo em Radiologia |
Q1050972 Radiologia
Em tomografia computadorizada a largura de uma janela tem relação direta com:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão apresentada, vamos entender o tema central: as técnicas radiográficas em tomografia computadorizada, especificamente relacionadas à largura da janela. A largura de uma janela em tomografia computadorizada refere-se ao intervalo de números de Hounsfield que serão exibidos em tons de cinza na imagem final, influenciando diretamente o contraste da imagem.

Alternativa correta: B - O contraste da imagem.

A largura da janela determina o quão contrastante a imagem aparecerá. Uma janela mais larga significa que uma maior variedade de valores de densidade será incluída em tons de cinza, resultando em menor contraste. Por outro lado, uma janela mais estreita aumenta o contraste, pois inclui uma faixa mais restrita de valores em tons de cinza. Portanto, a largura da janela é diretamente relacionada ao contraste da imagem e não a outros fatores.

Analisando as alternativas incorretas:

A - O brilho da imagem. O brilho está mais relacionado ao nível da janela, que ajusta qual valor de Hounsfield será exibido como cinza médio, e não à largura da janela.

C - O giro do tubo de raios X. O giro do tubo está relacionado ao movimento do tubo em torno do paciente para adquirir imagens de diferentes ângulos, não está relacionado ao contraste da imagem.

D - A velocidade da mesa. A velocidade com que a mesa se move durante uma varredura afeta a resolução temporal e a duração do exame, mas não afeta diretamente o contraste da imagem.

E - A espessura do corte. A espessura do corte refere-se à profundidade de cada fatia de imagem capturada, impactando na resolução espacial e na quantidade de detalhes visíveis, mas não no contraste da imagem.

Compreender esses conceitos é essencial para interpretar corretamente imagens de tomografia e otimizar a qualidade da imagem de acordo com a necessidade diagnóstica. Se ficou com alguma dúvida ou gostaria de um aprofundamento, estarei aqui para ajudar!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo