No início do acompanhamento pré-natal, é aconselhável pedir...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1686511 Medicina
Durante a visita de alojamento conjunto, ao solicitar a caderneta de acompanhamento obstétrico da mãe de um recém-nascido (RN), verificaram-se sorologias para sífilis positivas no primeiro trimestre da gestação. A gestante foi tratada com benzilpenicilina benzatina na dose total de 7,2 milhões UI. O VDRL da mãe após o tratamento reduziu de 1:32 para 1:8.


A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
No início do acompanhamento pré-natal, é aconselhável pedir o teste treponêmico, que é o primeiro teste a ficar reagente, aguardando o não treponêmico.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação está correta. Na prática clínica, é habitual iniciar o rastreio de sífilis durante a gestação através dos testes treponêmicos, que são os primeiros a ficar reagentes. Esses testes detectam anticorpos para a bactéria Treponema pallidum, causadora da sífilis. No entanto, eles não diferenciam infecção ativa de infecção passada e tratada. Por isso, se o teste treponêmico for positivo, é necessário um teste não treponêmico, como o VDRL, para confirmar a infecção ativa e monitorar a resposta ao tratamento. A redução dos títulos no VDRL após o tratamento, como mencionado no texto, é um indicativo de resposta ao mesmo. Portanto, o texto está correto ao afirmar que no início do acompanhamento pré-natal, é aconselhável pedir o teste treponêmico, e aguardar o resultado do teste não treponêmico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo