O ensino de arte está fundamentado em eixos estruturantes, ...
Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023
Banca:
IBFC
Órgão:
SEE-AC
Prova:
IBFC - 2023 - SEE-AC - ENSINO REGULAR: PROFESSOR PNS-P2 – ARTEENSINO REGULAR: PROFESSOR PNS-P2 – ARTE |
Q2185794
Educação Artística
O ensino de arte está fundamentado em eixos
estruturantes, estes são vetores que
perpassam o objeto de conhecimento e
articulam o processo de ensino e
aprendizagem. São eles: contextualização,
apreciação e produção. Esses eixos se
aproximam de aspectos tratados pela Proposta
Triangular, desenvolvida pela arte educadora
Ana Mae Barbosa. Sobre esses eixos,
contextualização, apreciação e produção,
analise as afirmativas abaixo.
I. O eixo de apreciação está organizado diante de aspectos que lidam com as interações entre o sujeito e os artefatos da arte. Nesse eixo são mobilizadas competências de leitura que requerem do sujeito o domínio dos códigos estruturantes e suas relações formais. na apreciação também estão entrelaçados os aspectos simbólicos da produção artística e como a pessoa que dialoga com o artefato atribui a ele determinados significados. Aqui se operam uma série de relações provocadas pela interação entre sujeito e objeto.
II. Para Dewey a apreciação significa a reconstrução da experiência, um fazer e refazer relacionados. A observação aprofunda e amplia a capacidade de expressão e desenvolve o modo de representação.
III. A apreciação e o ato isolado de ação que articula a proposta de releitura da obra de arte e a realização de uma cópia fiel da obra observada.
IV. A contextualização e a apreciação do objeto artístico são maneiras de contactar a arte que suscita e contribui, tanto para o processo pessoal de criação dos estudantes como também para o conhecimento progressivo e significativo da função que a arte desempenha nas culturas humanas.
Assinale a alternativa correta.
I. O eixo de apreciação está organizado diante de aspectos que lidam com as interações entre o sujeito e os artefatos da arte. Nesse eixo são mobilizadas competências de leitura que requerem do sujeito o domínio dos códigos estruturantes e suas relações formais. na apreciação também estão entrelaçados os aspectos simbólicos da produção artística e como a pessoa que dialoga com o artefato atribui a ele determinados significados. Aqui se operam uma série de relações provocadas pela interação entre sujeito e objeto.
II. Para Dewey a apreciação significa a reconstrução da experiência, um fazer e refazer relacionados. A observação aprofunda e amplia a capacidade de expressão e desenvolve o modo de representação.
III. A apreciação e o ato isolado de ação que articula a proposta de releitura da obra de arte e a realização de uma cópia fiel da obra observada.
IV. A contextualização e a apreciação do objeto artístico são maneiras de contactar a arte que suscita e contribui, tanto para o processo pessoal de criação dos estudantes como também para o conhecimento progressivo e significativo da função que a arte desempenha nas culturas humanas.
Assinale a alternativa correta.