O reconhecimento do contexto histórico como valor − incluind...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1247416 Arquitetura
O reconhecimento do contexto histórico como valor − incluindo aí significativas tradições e especificidades de grupos sociais, assim como tipologias construtivas preexistentes − , em oposição ao entendimento do homem ideal e à supervalorização do racionalismo tecnológico, caracteriza-se como fundamento para a corrente arquitetônica e urbanística, surgida em meados do século XX, denominada
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O movimento Pós-Moderno surgiu em meados da década de 1960, a partir de questionamentos de arquitetos sobre a nova arquitetura, ou, Arquitetura Moderna, por seu estilo rígido, racional, sistêmico e, de acordo com Glancey (2001), um estilo “comercial" e sem personalidade.

Em 1966, o arquiteto americano Robert Venturi, figura importante do pós-modernismo, publicou um manifesto intitulado Complexity and Contradiction in Architecture – e que marcou o inicio de uma nova época da arquitetura -  onde manifestava sua posição a favor da vitalidade caótica da arquitetura, diferente da Arquitetura Moderna que tornava-se insensível às vidas e aos valores daqueles a quem supostamente servia. A arquitetura pós-moderna traria vitalidade e riqueza aos edifícios. Portanto, pode-se considerar a resposta da questão a alternativa “Pós-moderna".


Gabarito: Alternativa E.


FONTE:
GLANCEY, Jonathan. A história da arquitetura. Edições Loyola, São Paulo, 2001.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito E

O Pós-Modernismo foi um movimento de crítica aos pontos fracos da arquitetura moderna.

  • Jane Jacobs critica o urbanismo setorizado empregado por Le Corbusier, por afastar as pessoas, em seu livro: Morte e vida de grandes cidades.
  • Kenneth Frampton diz que a arquitetura precisa se adaptar ao seu contexto, conversar com seu local (regionalismo crítico) em seu livro: História crítica da arquitetura moderna.
  • Robert Venturi critica o rompimento dos modernistas com a história, defendendo que a história tem um papel significativo quando vamos projetar uma nova edificação. Em seu livro: Aprendendo com Las Vegas: a importância da ornamentação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo