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Q1247417 Arquitetura
Em seu estudo pioneiro sobre a imagem da cidade, Kevin Lynch destaca a existência das áreas relativamente grandes do tecido urbano e que podem ser reconhecidas internamente ou como referências externas; sendo determinadas sobretudo por continuidades temáticas formadas por uma variedade de componentes (espaço, forma, usos, habitantes etc.). Tais áreas são identificadas como
Alternativas

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Para Kevin Lynch, em seu livro A imagem da cidade, onde aborda a maneira como percebemos as cidades e suas partes, os bairros são “partes razoavelmente grandes da cidade na qual o observador “entra", e que são percebidas como possuindo alguma característica comum, identificadora". 

Portanto, para ele, são diversas as características que determinam os bairros, como: texturas, espaços, formas, detalhes, símbolos, tipos de edificação, usos, atividades, habitantes, grau de conservação, topografia, etc. Seu conceito de bairro reconhece-o como uma área homogênea em relação ao resto da cidade. Portanto, é um critério visual adotado por Lynch para diferenciar bairro de outros elementos da cidade, como caminhos, limites, marcos ou pontos nodais. 


Gabarito: Alternativa A.

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Gab. A

Complementando...

Kevin Lynch fez importante contribuição ao planejamento urbano, sua contribuição se deu através de pesquisas empíricas sobre como os indivíduos observam, percebem e transitam na paisagem urbana. Seus livros exploram questões tais como a presença do tempo e da história no ambiente urbano, como os ambientes urbanos afetam as crianças ou como aguçar a percepção humana acerca da forma física das cidades e regiões, constituindo assim uma base conceitual para um bom desenho urbano.

O seu livro mais famoso A Imagem da Cidade, publicado em 1960, resultou de cinco anos de estudos sobre o modo pelo qual as pessoas percebem e organizam informações aleatórias quando trafegam pelo espaço urbano. Usando três cidades como exemplo (Boston, Jersey City e Los Angeles), Lynch observou que as pessoas geralmente entendem a cidade ao seu redor de maneira consistente e previsível, formando mapas mentais com cinco elementos principais:

>Vias: as as ruas, calçadas, ferrovias, entre outros caminhos;

>Limites: são os contornos perceptíveis, tais como muros, construções e a costa;

>Bairros: são seções relativamente grandes da cidade, distintas por alguma característica que as identifica;

>Pontos nodais: pontos de convergência de pessoas, tais como cruzamentos ou praças;

>Marcos: objetos peculiares que podem servir como ponto de referência.

A Imagem da Cidade teve uma importante e durável influência no planejamento urbano, na arquitetura e na psicologia ambiental.

De acordo com o autor Kevin Lynch no livro "A imagem da cidade":

Lynch identificou, como principal conclusão, que os elementos que as pessoas utilizam para estruturar sua imagem da cidade podem ser agrupados em cinco grande tipos: caminhos, limites, bairros, pontos nodais e marcos.

Caminhos (paths): São canais ao longo dos quais o observador costumeiramente, ocasionalmente, ou potencialmente se move. Podem ser ruas, calçadas, linhas de trânsito, canais, estradas de ferro.

Limites (edges): São elementos lineares constituídos pelas bordas de duas regiões distintas, configurando quebras lineares na continuidade. Os limites mais fortemente percebidos são aqueles não apenas proeminentes visualmente, mas também contínuos na sua forma e sem permeabilidade à circulação.

Bairros (districts): Partes razoavelmente grandes da cidade na qual o observador “entra”, e que são percebidas como possuindo alguma característica comum, identificadora.

As características que determinam os bairros podem ser das mais variadas naturezas: texturas, espaços, formas, detalhes, símbolos, tipos de edificação, usos, atividades, habitantes, grau de conservação, topografia, etc.

Os “Bairros” de Lynch não são limites administrativos.

Pontos nodais (nodes): São pontos estratégicos na cidade, onde o observador pode entrar, e que são importantes focos para onde se vai e de onde se vem. Variam em função da escala em que se está analisando a imagem da cidade: podem ser esquinas, praças, bairros, ou mesmo uma cidade inteira, caso a análise seja feita em nível regional.

Pontos de confluência do sistema de transporte são nós em potencial, tais como estações de metrô e terminais de ônibus.

Marcos: São elementos pontuais nos quais o observador não entra. Podem ser de diversas escalas, tais como torres, domos, edifícios, esculturas, etc.

Sua principal característica é a singularidade, algum aspecto que é único ou memorável no contexto. Isso pode ser alcançado de duas maneiras: sendo visto a partir de muitos lugares, ou estabelecendo um contraste local com os elementos mais próximos.

LETRA A

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