Os sistemas de drenagens contribuem de forma significativa p...
Os sistemas de drenagens contribuem de forma significativa para a estabilização de taludes, visto que a água é um dos elementos de principal causa de instabilidade nestas estruturas. Assim, o dimensionamento hidráulico dos principais dispositivos de drenagem dependem da estimativa da vazão de contribuição, características geométricas, precipitação local, condições superficiais e outras. Considerando que os elementos de drenagem em taludes podem ser divididos em drenagem superficial e profunda, analise as afirmativas a seguir.
I. Os drenos sub-horizontais são também denominados Drenos Horizontais Profundos (DHP); são elementos de pequeno diâmetro e executados em grande quantidade, que têm como propósito reduzir a água infiltrada no maciço, a fim de aumentar a vazão de percolação e efeitos oriundos do desenvolvimento de pressão positiva.
II. As escadas d’água são elementos construídos em forma de degraus com a função de coletar e conduzir as águas oriundas das canaletas, com o objetivo de reduzir a velocidade de escoamento.
III. As canaletas longitudinais de berma são elementos constituídos no sentido longitudinal da berma dos taludes, com a finalidade de dissipar a energia hidráulica das águas coletadas, reduzindo, assim, a suscetibilidade de processo erosivo no pé do talude.
Está correto o que se afirma apenas em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Canaletas Longitudinais de berma – consiste em canais construídos no sentido longitudinal das bermas (patamares) dos taludes e que têm por finalidade coletar águas pluviais que escoam nas superfícies desses taludes.
Caixas de transição - caixas de concreto, construídas nas canaletas e escadas d’água, nos pontos de mudanças bruscas na direção de escoamento. Também são usadas nos locais de união de canaletas de seções transversais distintas. Além de direcionar melhor o fluxo das águas, possibilita a dissipação da energia hidráulica, impedindo, assim, que ocorram desgastes excessivos no concreto.
Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), (1991), são canais construídos no sentindo longitudinal das bermas (patamares) dos taludes de corte e aterro, e têm por finalidade, coletar as águas pluviais que escoam nas superfícies destes taludes.
GAB:B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo