Intoxicação alimentar, provavelmente ovo contaminado com Sa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1686523 Medicina
Um lactente de 8 meses de vida chega ao serviço de emergência com quadro de lesões urticariformes em face e tronco, angioedema de pálpebra direita e lábios, vômito seguido de tosse seca, rouquidão e agitação motora, de início súbito há 20 minutos, cerca de 10 minutos após o almoço. Na refeição, ingeriu chuchu, batata inglesa, cenoura, arroz e ovo mexido. Já estava habituado ao consumo desses alimentos, mas, há uma semana, apresentou bolinhas avermelhadas e pruriginosas no rosto e no corpo após ingerir ovo cozido no almoço, que melhoraram após cerca de 20 minutos com banho. Ao exame físico, encontra-se em bom estado geral, corado, hidratado, afebril, eupneico, acianótico, com tosse seca repetitiva e rouquidão leve, sem estridor, choroso e irritado. Constatam-se MVF sem RA, FR = 41 irpm, SatO2 = 96% em ar ambiente, BRNF sem sopros, hemodinamicamente estável, abdome inocente, ativo e reativo, sem sinais meníngeos.


Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 

Intoxicação alimentar, provavelmente ovo contaminado com Salmonella sp, constitui uma hipótese diagnóstica bastante provável, sendo necessária a coleta de hemocultura e coprocultura.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmativa está errada, pois a situação descrita não sugere uma intoxicação alimentar, e sim uma reação alérgica, provavelmente ao ovo. Os sintomas relatados, como lesões urticariformes (erupções cutâneas semelhantes à urticária), angioedema (inchaço das camadas profundas da pele), vômito, tosse seca, rouquidão e agitação motora são consistentes com uma resposta alérgica. O fato de os sintomas terem aparecido logo após o almoço e o histórico de reações semelhantes após a ingestão do ovo cozido na semana anterior reforçam a suspeita de alergia alimentar. A intoxicação alimentar por Salmonella, por outro lado, costuma se apresentar com sintomas gastrointestinais, como diarreia, cólicas abdominais e febre, o que não ocorreu nesse caso. Portanto, não seria necessário coletar hemocultura e coprocultura.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo