O calendário vacinal do Programa Nacional de Imunizações po...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1686528 Medicina
Um lactente de 8 meses de vida chega ao serviço de emergência com quadro de lesões urticariformes em face e tronco, angioedema de pálpebra direita e lábios, vômito seguido de tosse seca, rouquidão e agitação motora, de início súbito há 20 minutos, cerca de 10 minutos após o almoço. Na refeição, ingeriu chuchu, batata inglesa, cenoura, arroz e ovo mexido. Já estava habituado ao consumo desses alimentos, mas, há uma semana, apresentou bolinhas avermelhadas e pruriginosas no rosto e no corpo após ingerir ovo cozido no almoço, que melhoraram após cerca de 20 minutos com banho. Ao exame físico, encontra-se em bom estado geral, corado, hidratado, afebril, eupneico, acianótico, com tosse seca repetitiva e rouquidão leve, sem estridor, choroso e irritado. Constatam-se MVF sem RA, FR = 41 irpm, SatO2 = 96% em ar ambiente, BRNF sem sopros, hemodinamicamente estável, abdome inocente, ativo e reativo, sem sinais meníngeos.


Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
O calendário vacinal do Programa Nacional de Imunizações pode ser seguido sem restrições.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver essa questão, precisamos entender que ela envolve o reconhecimento de uma possível reação alérgica em um lactente após a ingestão de alimentos. A questão central é se o calendário vacinal do Programa Nacional de Imunizações pode ser seguido sem restrições para este lactente, que apresenta sinais de alergia alimentar.

Alternativa correta: E - errado

Agora, vamos entender o porquê:

O caso clínico descreve um lactente de 8 meses que apresentou lesões urticariformes, angioedema, vômito e tosse após a ingestão de ovo, um alimento que ele já consumia anteriormente. Isso sugere uma alergia alimentar, especialmente ao ovo. O ovo é um dos alimentos mais comuns relacionados a alergias em crianças pequenas.

No contexto de imunizações, a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola - SCR) e a vacina contra a gripe (influenza) podem conter proteínas do ovo, uma vez que são produzidas em ovos embrionados de galinha. Embora a quantidade de proteína do ovo em vacinas seja geralmente muito baixa, crianças com histórico de reações alérgicas ao ovo devem ser avaliadas antes de serem vacinadas.

Por isso, no caso de lactentes com suspeita de alergia ao ovo, é necessário cautela e, muitas vezes, a avaliação prévia por um alergologista antes de administrar essas vacinas. Portanto, o calendário vacinal não pode ser seguido sem restrições, justificando a alternativa errada.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

QUESTÃO ERRADA

A próxima vacina será Febre amarela aos 9 meses, e será contraindicada pois a respectiva vacina contém a proteína do ovo, e conforme o caso a cima o lactente apresenta alergia para esta substância. ;)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo