Leia o texto a seguir. A Programação Orientada a Objetos (P...
A Programação Orientada a Objetos (POO) é um paradigma de programação baseado no conceito de objetos, que são entidades que combinam dados (também conhecidos como atributos ou propriedades) e operações (também conhecidas como métodos) que podem ser executadas nesses dados.
Disponível em: https://www.ibm.com/docs/pt-br/watsonx-as-aservice?topic=language-object-oriented-programming. Acesso em 20 fev. 2024.
Na POO, o conceito apropriado para definir um contrato que especifica um conjunto de métodos que uma classe deve implementar é o conceito de:
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A alternativa correta é a B - Interface.
A questão aborda um conceito fundamental da Programação Orientada a Objetos (POO), que é a definição de contratos para especificar conjuntos de métodos que uma classe deve implementar.
Na POO, uma Interface é usada precisamente para esse fim. Uma interface define um contrato que as classes implementadoras devem seguir. Ou seja, qualquer classe que implemente uma interface se compromete a fornecer implementações para todos os métodos definidos nessa interface. Isso promove a padronização e a abstração dos comportamentos, permitindo que diferentes classes sejam usadas de maneira intercambiável se implementarem a mesma interface.
Vamos analisar as alternativas incorretas:
A - Classe Abstrata: Uma classe abstrata também pode definir métodos que subclasses devem implementar, mas diferentemente de uma interface, ela pode fornecer implementações parciais e conter atributos. Além disso, uma classe pode herdar de apenas uma classe abstrata, enquanto pode implementar várias interfaces.
C - Função: Na POO, uma função é simplesmente um bloco de código que realiza uma tarefa específica. Funções podem ser métodos de uma classe, mas não possuem o conceito de contrato ou padronização de comportamentos entre diferentes classes.
D - Método Estático: Métodos estáticos pertencem à classe, e não a uma instância específica da classe. Eles não são usados para definir contratos ou padronizar comportamentos entre classes diferentes. Métodos estáticos são úteis para utilidades ou funções que não dependem do estado de uma instância.
Entender o papel das interfaces na POO é crucial para compreender como linguagens orientadas a objetos permitem a criação de sistemas flexíveis e extensíveis, onde diferentes classes podem ser usadas polimorficamente.
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Comentários
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Pode-se dizer, a grosso modo, que uma interface é um contrato que quando assumido por uma classe deve ser implementado
https://www.devmedia.com.br/entendendo-interfaces-em-java/25502
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