Durante a avaliação diferencial das lesões do tecido mole, o...
Durante a avaliação diferencial das lesões do tecido mole, os movimentos propiciam valiosas informações através do isolamento da origem dos sintomas do paciente e da avaliação do estado funcional dos tecidos e da estrutura. Cyriax, em 1983, classificou os tecidos como inertes ou contráteis, explicando como esses tecidos reagiam aos três tipos de movimento.
Qual movimento NÃO se relaciona com o esquema de classificação desenvolvido por Cyriax?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C.
O conceito central da questão é a classificação dos tecidos corporais segundo Cyriax, que os divide em tecidos inertes e tecidos contráteis. Essa classificação é utilizada para compreender como diferentes tipos de movimentos podem ajudar na identificação de lesões e na avaliação funcional dos tecidos.
A - O movimento resistido é um método eficaz para avaliar a força e identificar se um tecido contrátil é a origem da dor. Esse tipo de movimento é parte do esquema de Cyriax, pois foca nos músculos e tendões, que são tecidos contráteis.
B - O movimento passivo é utilizado para testar as estruturas inertes, como ligamentos e cápsulas articulares. Durante esse movimento, o padrão da dor e a resistência observada fornecem informações sobre possíveis lesões nos tecidos inertes, alinhando-se perfeitamente à classificação de Cyriax.
C - O movimento isocinético não faz parte do esquema de classificação original de Cyriax. Este movimento, que envolve velocidade variável e resistência constante, é mais utilizado para avaliar a propriocepção e o desempenho muscular, mas não se encaixa no sistema de análise de tecidos inertes e contráteis desenvolvido por Cyriax. Portanto, é a alternativa correta.
D - O movimento ativo envolve o uso simultâneo de tecidos inertes e contráteis, dificultando a determinação do local exato da lesão. Essa complexidade é reconhecida no esquema de Cyriax, que considera como o movimento ativo pode criar desafios na identificação precisa do tecido lesionado.
Portanto, a alternativa que não se relaciona com o esquema de classificação desenvolvido por Cyriax é a C, pois o movimento isocinético não faz parte do método proposto por ele.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não tinha conhecimento sobre essa classificação, mas o que me levou a alternativa C) foi a descrição errada sobre o movimento isocinético. Tendo em vista que esse movimento envolve uma velocidade constante com uma resistência variável.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo