Conforme a NBC TG – ESTRUTURA CONCEITUAL, uma Receita reflet...
Avalie se são reconhecidos como Receita, nesse contexto, os seguintes itens:
I. Ganho de aplicação financeira. II. Transferência de estoques a clientes. III. Ganho na venda de imobilizado. IV. Entrada de recursos pela emissão/venda de debêntures. V. Entrada de recursos pela integralização do capital social. VI. Ganho na venda de ações em tesouraria.
São considerados receitas os itens
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (19)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Ganho de aplicação financeira:
- Sim, é uma receita.
- Isso representa um aumento no ativo financeiro da empresa decorrente de rendimentos obtidos em investimentos financeiros, o que aumenta o patrimônio líquido.
Transferência de estoques a clientes:
- Sim, é uma receita.
- A transferência de estoques para os clientes em troca de dinheiro ou direitos a receber caracteriza uma venda, que é a principal fonte de receita operacional para a maioria das empresas. Isso reflete o aumento no patrimônio líquido.
Ganho na venda de imobilizado:
- Sim, é uma receita.
- O ganho obtido na venda de ativos imobilizados (como equipamentos, imóveis, etc.) é reconhecido como receita, pois resulta em aumento no patrimônio líquido.
Entrada de recursos pela emissão/venda de debêntures:
- Não, não é uma receita.
- A venda de debêntures representa a captação de empréstimos, que aumenta o passivo (obrigações da empresa) e não o patrimônio líquido. Portanto, não é considerada receita.
Entrada de recursos pela integralização do capital social:
- Não, não é uma receita.
- A integralização do capital social é uma contribuição dos sócios ou acionistas, o que aumenta o patrimônio líquido, mas não é considerada receita, já que se trata de uma transação com os detentores de direitos sobre o patrimônio.
Ganho na venda de ações em tesouraria:
- Não, não é uma receita.
- O ganho na venda de ações em tesouraria é registrado diretamente no patrimônio líquido, sem passar pelo resultado como receita, pois se refere a transações com os próprios acionistas.
CPC 30: Receita é o ingresso bruto de benefícios econômicos durante o período observado no curso das atividades ordinárias da entidade que resultam no aumento do seu patrimônio líquido, exceto os aumentos de patrimônio líquido relacionados às contribuições dos proprietários. A definição sozinha já ajuda a eliminar alguns itens.
Mas o II está de fato correto? A mera "Transferência de estoques a clientes" pode ser uma venda ou uma doação, já que não ficou explícito que houve uma transação mercantil no caso
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo