O processo de elaboração do código de classificação de docum...
base a política arquivística, a designação de responsabilidades e o
contexto jurídico-administrativo, conforme a missão institucional
e a legislação vigente. Nesse processo, o planejamento deve
compreender o levantamento e a análise da realidade institucional,
o estabelecimento das diretrizes e dos procedimentos a serem
cumpridos pelo órgão ou entidade, o desenho do sistema de gestão
arquivística de documentos e a elaboração de instrumentos e
manuais. No planejamento do programa de gestão, uma das tarefas
fundamentais a ser cumprida consiste na elaboração do código de
classificação e da tabela de temporalidade. Com base nesses
preceitos, julgue os itens seguintes, relativos ao código de
classificação e à tabela de temporalidade.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C
Explicação:
A questão aborda a importância do programa de gestão arquivística de documentos e o processo de elaboração do código de classificação e da tabela de temporalidade. Para resolver a questão, é necessário compreender os conceitos de funções e atividades desenvolvidas no órgão ou na empresa, além da forma como estes se relacionam com a gestão documental.
O código de classificação de documentos é uma ferramenta essencial na gestão documental, pois permite organizar e categorizar os documentos com base nas funções e atividades da organização. Dessa forma, a elaboração do código de classificação está diretamente relacionada às funções e atividades desenvolvidas no órgão ou na empresa, garantindo uma organização lógica e eficiente dos documentos.
Justificativa da Alternativa Correta (C): Esta alternativa está correta porque, conforme o enunciado, o processo de elaboração do código de classificação de documentos de arquivo deve refletir as funções e atividades desenvolvidas na organização. Isso significa que a estrutura do código de classificação deve ser baseada no que a instituição faz e como faz, para que a gestão dos documentos seja coerente com suas operações e necessidades administrativas.
Alternativas incorretas: Não há alternativas incorretas a serem comentadas, pois a questão é do tipo certo ou errado, focando na avaliação da afirmação proposta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) Classificação – é o ato ou efeito de analisar e identificar o conteúdo dos documentos e selecionar a categoria de assunto sob a qual devem ser recuperados.
b) Plano de classificação – na organização de um arquivo, é um plano que estabelece a ordenação intelectual e física dos documentos de um arquivo corrente. Portanto, podemos dizer que um plano de classificação é um instrumento auxiliar (técnico) das atividades de gestão (permitindo o arquivamento correto dos documentos).
Fonte: Renato Valentin
Segundo Schellenberg, há três elementos principais a serem considerados na classificação de documentos públicos: a) a ação a que os documentos se referem; b) a estrutura do órgão que os produz; e c) o assunto dos documentos.
Os documentos de arquivo devem ser classificados a partir de um código ou plano de classificação de documentos baseado nas funções e atividades desenvolvidas no órgão de onde se originam.
Ano: 2013; Banca: CESPE; Órgão: MI
Gabarito: certo.
O código de classificação de documentos de arquivo é um instrumento de trabalho utilizado para classificar todo e qualquer documento produzido ou recebido por um órgão no exercício de suas funções e atividades.
Fonte:
Classificação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo; relativos às atividades-meio da administração pública/Arquivo Nacional. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo