A regência verbal e o emprego dos pronomes estão plenamente ...
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.
Um século de cinema*
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (20)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB.B
A - Embora muitos ainda anseiem em produções cinematográficas relevantes, a maioria contenta-se de vibrar com empreendimentos comerciais.
Ansiar ===Anseia por.
B - SOME-SE às glórias passadas do cinema o esforço de que NÃO SE poupam aqueles que ainda hoje acreditam na produção de grandes filmes.
Correta - Não se inicia oração com pronome obliquo átono.
Correta - Palavra atrativa a próclise é obrigatória.
Está totalmente correta.
C - Quanto aos filmes clássicos, vemo-lhes hoje como espécimes raros de uma arte onde a preocupação com o valor estético passa longe.
Fiquei na dúvida em relação a esta alternativa, excluir ela devido ao verbo ver.
erros mais evidentes :
a) anseiem em --- > anseiem por
b) correta
c) Vemo-lhes ----> vemo-os
d) reconhecer-lhe ---> reconhecê-la
e) hesitar para -- > hesitar em
Gabarito B
a) Embora muitos ainda anseiem em (por) produções cinematográficas relevantes, a maioria contenta-se de vibrar com empreendimentos comerciais. Quem anseia, anseia POR alguma coisa
b) Some-se às glórias passadas do cinema o esforço de que não se poupam aqueles que ainda hoje acreditam na produção de grandes filmes. (Correta) Quem soma, soma uma coisa A outra, por tanto pede preposição A. / "Não" é atrativo, por isso não SE poupam.
c) Quanto aos filmes clássicos, vemo-lhes (os) hoje como espécimes raros de uma arte onde a preocupação com o valor estético passa longe. Quem vê, vê alguma coisa, portanto pede OD, não OI... O lhe é usado para substituir pessoas, filme clássicos não é pessoas.
d) Quem vier a ler Susan Sontag saberá reconhecer-lhe (la) como uma pensadora de peso, de cujos lúcidos escritos não há como não admirar.O verbo "reconhecer" pede OD, não OI. Quem reconhece, reconhece alguém ou alguma coisa. / O verbo "admirar" pede OD , não OI. Quem admira, admira alguma coisa.
e) A autora do texto não hesita para (em) atribuir ao cinema comercial os defeitos de que este sabe explorar para atingir um grande público. Quem hesita, hesita em alguma coisa
Tudo posso Naquele que me fortalece!
Não entendi na B o DE, "esforço DE que ...." saiu de onde isso?
d) de cujos lúcidos
Está correto: cujo(variações) pode ser preposicionado, ter vírgula antecedendo, o termo posposto é um termo nominal, concordando com ele em gênero e número.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo