Nesse caso, como terapia de manutenção para controle dos si...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1686539 Medicina
Um adolescente de 13 anos de idade manifesta quadros recorrentes de sibilância desde o primeiro ano de vida. Em consulta de rotina, verificou-se que apresenta tosse aos esforços (atividade física e riso intenso), mas sem relato de falta de ar. Atualmente evita atividades muito intensas; prefere jogos eletrônicos. Dorme bem no geral, mas desperta cerca de duas vezes por semana com tosse seca. Não usa medicação de resgate (broncodilatador inalado) há aproximadamente quatro meses, nem medicação de manutenção. Não possui alterações dignas de nota ao exame físico.


Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.  
Nesse caso, como terapia de manutenção para controle dos sintomas e prevenção de crises, está indicado o uso de omalizumabe, preferencialmente ao corticoide inalado e tiotrópio.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão se refere ao caso de um adolescente com quadros recorrentes de sibilância e tosse aos esforços, indicando possíveis sinais de asma. No entanto, a afirmação de que a terapia de manutenção para controle dos sintomas e prevenção de crises, com o uso de omalizumabe, é preferencial ao corticoide inalado e tiotrópio é errada. O omalizumabe é um medicamento de alto custo, usado para casos de asma grave que não respondem aos tratamentos convencionais. Além disso, seu uso em crianças abaixo de 12 anos não é recomendado. A terapia padrão para controle da asma inclui corticoides inalatórios e broncodilatadores de longa duração, como o tiotrópio. Eles são eficazes na maioria dos casos, têm menor custo e menos efeitos colaterais. Sendo assim, essa seria a primeira linha de tratamento para o caso em questão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo