Em relação aos dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), ...
( ) Após reunião ordinária da ANVISA no ano de 2022, passou a ser permitida e regulamentada a venda de DEF no Brasil. ( ) No Brasil a maioria dos usuários de DEF têm entre 40-60 anos de idade e são fumantes de cigarros convencionais que buscam o uso do DEF com intenção de cessar o tabagismo. ( ) Apesar de dúvidas iniciais, atualmente é reconhecido cientificamente que os DEF são seguros e não causam dependência uma vez que o aerossol é basicamente vapor d´água e aromatizantes. ( ) Pessoas que nunca fumaram previamente e iniciam o uso de DEF tem um risco 3 vezes maior de começar o tabagismo de cigarro convencional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão: A questão aborda os dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), também conhecidos como cigarros eletrônicos, e seus aspectos regulatórios e de saúde pública no Brasil. Para responder, é necessário um conhecimento atualizado sobre as decisões da ANVISA, o perfil dos usuários no Brasil e os efeitos dos DEF na saúde.
Alternativa Correta: A - F - F - F - V
Justificativa da Alternativa Correta:
Primeira Afirmativa: Falso - A ANVISA não permitiu a regulamentação e venda de DEF no Brasil em 2022. Os cigarros eletrônicos ainda são proibidos no país, devido às questões de saúde pública.
Segunda Afirmativa: Falso - A maioria dos usuários de DEF no Brasil não está necessariamente na faixa etária de 40-60 anos, e muitos são jovens adultos. Além disso, o uso dos DEF não é exclusivamente para cessação do tabagismo.
Terceira Afirmativa: Falso - Não há consenso científico de que os DEF são seguros e não causam dependência. O aerossol dos DEF contém nicotina e outras substâncias químicas, o que pode levar à dependência.
Quarta Afirmativa: Verdadeiro - Pesquisas indicam que pessoas que nunca fumaram mas usam DEF têm um risco aumentado de três vezes para iniciar o tabagismo convencional.
Análise das Alternativas Incorretas:
Alternativa B: Tem a segunda e a quarta afirmativas como verdadeiras, o que está incorreto, pois a segunda afirmativa é falsa.
Alternativa C: Indica a primeira e a terceira afirmativas como verdadeiras. Ambas são falsas, pois a ANVISA não regulou os DEF e eles não são considerados seguros.
Alternativa D: Marca a primeira, segunda e quarta afirmativas como falsas, mas a quarta deve ser verdadeira, pois há evidências do aumento de risco de tabagismo convencional entre usuários de DEF que nunca fumaram.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo