Assinale a proposição incorreta quanto à concordância verbal:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (6)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB: E
Eita! Perdi um tempo analisando as alternativas da A até D, para chegar na última alternativa e verificar que o verbo haver no sentido de existir é impessoal, ficando assim na terceira pessoa do singular. Faz parte!
Demorei um absurdo pra achar um erro tão obvio...
Sem entrar em pormenores, a concordância verbal diz respeito à correta flexão do verbo a fim de concordar com o sujeito. Esporadicamente, no entanto, foge-se à regra geral e faz-se a concordância de modo distinto.
Inspecionemos as sentenças abaixo:
a) Acho boa a ideia de expressar verbalmente meus desejos e vontades. Mas será que é sempre necessário dizer tudo? As pessoas também podem se entender sem que precisem dizer tudo.
Correto. Não existem ajustes a serem feitos nos verbos e locuções destacados;
b) Não há nada de errado em cuidar bem de si mesmo e ir em busca de seus próprios desejos, pois assim você certamente conseguirá ajudar as pessoas com quem convive.
Correto. Não existem ajustes a serem feitos nos verbos e na locução verbal destacados;
c) Não impor limites aos outros e dizer não poucas vezes tem consequências. A dificuldade em expressar negativas com clareza fará com que se sinta um fantoche.
Correto. Não existem ajustes a serem feitos nos verbos e na locução verbal destacados; não obstante, comentar sobre a forma verbal "tem" é oportuno: esta não se flexiona no plural (têm), porque o sujeito é constituído de dois núcleos com verbos no infinitivo (impor e dizer);
d) Antes de uma conversa, descubra o que não quer, o que lhe parece excessivo ou o que lhe é desagradável.
Correto. Não existem ajustes a serem feitos nos verbos destacados;
e) ”Haviam muitas discussões no meu antigo trabalho. Mas agora mudei de emprego e me pergunto se eu deveria falar sobre o que quero e quais são minhas expectativas.”
Incorreto. O verbo “haver”, quando é o principal e tem sentido de existência, flexiona-se na terceira pessoa do singular (havia), uma vez que não apresenta sujeito.
Letra E
Verbos haver e fazer são impessoais quando estiverem em sentido de existir, tempo corrido ou fenômeno da natureza (ou seja, verbos impessoais não diz respeito a pessoa nenhuma porque a oração não tem sujeito ai não conjuga o verbo).
GABARITO -E
Vá no básico:
Verbo haver no sentido de existir = Impessoal.
Haviam muitas discussões ( Objeto direto )
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo