No que se refere às políticas econômicas adotadas na Nova Re...
A política econômica adotada pelo Ministro da Fazenda Dílson Funaro durante a Nova República enfatizava o controle dos agregados monetários, o que ia de encontro à política empregada anteriormente, cuja ênfase se dava nas regras de indexação de preços da economia.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (13)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Como sou novo em idade, não tem como lembrar deste nome, o do ministro.
Ele foi ministro da Fazenda qdo o presidente era o Sarney, de 1985 a 1987. Neste periodo tivemos o plano Cruzado. Plano heterodoxo puro que controlava preços e serviços, controle cambial e combatia a inflação inercial (indexação). Ele não ia de encontro como a questão afirma.
ERRADA
Nova República ou Sexta República Brasileira é o nome do período da História do Brasil que se seguiu ao fim da ditadura militar. É caracterizado pela ampla democratização política e estabilização econômica. Usualmente, considera-se o seu início em 1985, e segue até os dias atuais.
Dílson Funaro foi Ministro da Fazenda durante o governo de José Sarney, entre agosto de 1985 e abril de 1987. Durante seu cargo como ministro da Fazenda, foi responsável pela criação de um plano de estabilização financeira, o Plano Cruzado. Também foi o responsável pela assinatura da moratória unilateral da dívida externa em 1987.
A década de 1980 é caracterizada pelos vários planos econômicos (Cruzado, Bresser, Verão e Collor) que visavam o controle da inflação.
O Plano Cruzado foi um conjunto de medidas econômicas, lançado pelo governo brasileiro em fevereiro de 1986.
As principais medidas contidas no Plano eram:
- - congelamento de preços de bens e serviços;
- - congelamento da Taxa de Câmbio por um ano;
- - reforma monetária, com alteração da unidade do sistema monetário, que passou a denominar-se cruzado, cujo valor correspondia a mil unidades de cruzeiro;
- - congelamento dos salários pela média de seu valor dos últimos seis meses e do salário mínimo;
- - os reajustes salariais passaram a ser realizados por um dispositivo chamado "gatilho salarial" ou "seguro-inflação", que estabelecia o reajuste automático dos salários sempre que a inflação alcançasse 20%.
Analisando o enunciado:
A política econômica adotada pelo Ministro da Fazenda Dílson Funaro durante a Nova República enfatizava o controle dos agregados monetários, o que ia de encontro à política empregada anteriormente, cuja ênfase se dava nas regras de indexação de preços da economia.
VAMOS LÁ:
Primeiro a questão diz que Funaro adotou "o controle dos agregados monetários, o que seria uma política ortodoxa (controle da emissão excessiva de moeda / controle dos gastos públicos)
Porém, Funaro adotou o choque heterodoxo. (primeiro erro)
Em seguida, devemos saber que a política empregada anteriormente era a do ministro Francisco Dornelles (foi quem iniciou no governo Sarney em 1985), que adotou políticas ortodoxas, com austeridade fiscal e controle monetário e creditício, além do controle de preços. Ainda que considerássemos o período anterior a 1985, em 1983 e 1984, o Brasil assinou entendimentos com o FMI, que também se baseava em políticas ortodoxas.
Assim, a ênfase da política adotada anteriormente não era a indexação de preços, mas a austeridade fiscal e monetária. (segundo erro)
GABARITO: ERRADO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo