Homem de 56 anos está em avaliação pneumológica pré-operató...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2067631 Medicina
Homem de 56 anos está em avaliação pneumológica pré-operatória para ressecção de lobo pulmonar médio direito, devido ao diagnóstico recente de adenocarcinoma pulmonar. Nega tabagismo. Tem hipertensão arterial sistêmica e faz seguimento médico regular, em uso de enalapril 10 mg 12/12h. Trabalha como faxineiro e realiza as atividades diárias sem tosse, dispneia, sibilância ou dor torácica. Exame físico: sem alterações notáveis, exceto roncos ocasionais no hemitórax direito. Teste da caminhada de 6 minutos: 800 metros sem limitações. Exames complementares:
- Espirometria: relação VEF1/CVF de 0.84; VEF1 pós-broncodilatador de 2.1 litros e 82% do previsto. - Teste de capacidade pulmonar de difusão de monóxido de carbono (CDMC): não realizou, pois o aparelho do serviço está em manutenção com previsão para retornar em três meses. - Teste ergométrico: alcançou 10 METs no esforço máximo, sem dor e com discretas alterações inespecíficas de repolarização. - Teste ergoespirométrico: não há disponibilidade no serviço.
Quanto à melhor estratégia aplicada a este caso na avaliação pré-operatória, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Devido ao cálculo do VEF1 previsto pósoperatório (VEF1-ppo) ser menor que 60%, deve ser encaminhado para um serviço de referência com urgência para realizar teste ergoespirométrico pré-operatório. ( ) Mesmo não realizando o teste ergoespirométrico, pode-se presumir excelente capacidade nesse paciente dado o valor alcançado de 10 METs no teste ergométrico, que corresponderia a um VO2 pico de aproximadamente 35 ml/kg/min. ( ) Para essa ressecção, o VEF1-ppo estará acima de 60% e, dada a boa funcionalidade do paciente associada com valor de VEF1 basal acima de 2 litros, é adequado liberar o paciente para o procedimento independentemente da realização do CDMC. ( ) Deve ser encaminhado ao serviço de referência mais próximo visando realizar CDMC para cálculo da capacidade prevista pós-operatória e somente liberar para o procedimento caso esta última seja maior que 80%. ( ) Enquanto aguarda a manutenção do aparelho de CDMC, o paciente deve realizar reabilitação pulmonar pré-operatória e cateterismo coronariano para melhor estratificação de risco e tratamento se necessário.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a alternativa A, que apresenta a sequência F - V - V - F - F. Na avaliação pré-operatória deste paciente, o cálculo do VEF1 previsto pós-operatório não está abaixo de 60%, portanto não é necessário encaminhar o paciente com urgência para realizar o teste ergoespirométrico pré-operatório. O paciente possui excelente capacidade funcional, alcançando 10 METs no teste ergométrico, o que sugere um VO2pico de aproximadamente 35 ml/kg/min, portanto é possível presumir boa capacidade pulmonar. Para a ressecção, o VEF1-ppo estará acima de 60% e é adequado liberar o paciente para o procedimento independentemente da realização do CDMC. Não é necessário encaminhar o paciente para o serviço de referência para realizar o CDMC. Enquanto aguarda a manutenção do aparelho de CDMC, o paciente pode realizar reabilitação pulmonar pré-operatória e cateterismo coronariano para melhor estratificação de risco e tratamento se necessário.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo