Paciente com imunodeficiência combinada grave deve receber ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1686547 Medicina
Em relação às indicações e às contraindicações das vacinas no âmbito da alergia e da imunologia, e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Paciente com imunodeficiência combinada grave deve receber reforço de todas as vacinas do Programa Nacional de Imunizações antes do transplante de medula óssea.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmativa está incorreta. Pacientes com imunodeficiência combinada grave, uma condição em que o sistema imunológico é severamente comprometido, não devem receber todas as vacinas do Programa Nacional de Imunizações antes de um transplante de medula óssea. Existem dois tipos de vacinas: as vacinas vivas atenuadas e as vacinas inativas ou subunitárias. As vacinas vivas atenuadas, como a vacina contra a febre amarela ou a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), podem representar um risco para esses pacientes, pois contêm o patógeno vivo, embora enfraquecido, e podem causar doença nesses indivíduos imunocomprometidos. As vacinas inativas ou subunitárias, por outro lado, são geralmente seguras para esses pacientes. Portanto, a decisão sobre quais vacinas administrar deve ser baseada no tipo de vacina e na condição individual do paciente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo