Considere os dados socioeconômicos de Macapá e Santana e o t...
População (2017) Macapá − 474.706 Santana − 115.471
(Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br)
Participação no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado do Amapá (2015) Macapá 65% Santana 14,4%
(Disponível em: https://www.portal.ap.gov.br)
As duas cidades formam um eixo de complementaridade de funções e representam o centro dos serviços e comércio no estado onde se concentra grande parte das atividades econômicas existentes.
A leitura dos dados e do texto permitem afirmar que, sobretudo, Macapá vive o fenômeno denominado
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"Macapá e Santana constituem uma mancha urbana contígua à margem esquerda do canal norte do Amazonas nas imediações da latitude zero e, atualmente, configuram-se como a maior macrocefalia urbana da região amazônica. Essas duas cidades concentram 74,64% da população do Estado (IBGE, 2010), ou seja, praticamente 3/4 dos 668.689 mil amapaenses vivem nesses dois núcleos urbanos, ou ainda, de cada quatro amapaenses, três vivem nessa aglomeração urbana."
Trecho retirado do artigo do prof. da Universidade Federal do Amapá, Emmanuel Raimundo Costa Santos, sobre a URBANIZAÇÃO E REDE URBANA NA AMAZÔNIA SETENTRIONAL AMAPAENSE/AP (ASA):
http://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/article/viewFile/1720/1941
c)
macrocefalia urbana.
fiquei com duvida..caberia recurso
pois a conurbação também é uma consequência do crescimento demográfico. união de duas cidades: macapa e santana.
O Amapá registra a maior taxa de macrocefalia urbana no país, já que 75,50% da população do estado do Amapá está concentrada somente na região de Macapá, que atualmente possui 515.883 habitantes e compreendem somente dois municípios, Macapá e Santana há pouco mais de 20 km de distância.
Letra C.
Complementando:
"Macrocefalia urbana é um fenômeno que consiste na existência de uma rede de centros urbanos muito desequilibrada em quantidade de população, em países, estados ou regiões. Ou seja, uma rede onde há grandes cidades e faltam cidades de média dimensão."
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Macrocefalia_(urbanismo)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo