Lactente de 7 meses de vida em investigação de imunodeficiê...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1686548 Medicina
Em relação às indicações e às contraindicações das vacinas no âmbito da alergia e da imunologia, e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Lactente de 7 meses de vida em investigação de imunodeficiência celular, por causa de abcessos abdominais, não tem cicatriz de vacina BCG e, por isso, deve receber nova dose da vacina.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é Errado.

Vamos entender o motivo. A questão trata de um lactente de 7 meses que está sob investigação de imunodeficiência celular. Essa condição é relevante quando consideramos a administração da vacina BCG, que é indicada para proteção contra formas graves de tuberculose.

A vacina BCG é uma vacina de bactéria viva atenuada. Em indivíduos com suspeita de imunodeficiência celular, como em quadros de imunodeficiência combinada severa, há um risco significativo de infecção disseminada pela bactéria, pois o sistema imunológico deles pode não ser capaz de combater o organismo atenuado presente na vacina.

No caso mencionado, a ausência de cicatriz vacinal em um lactente com suspeita de imunodeficiência não justifica a aplicação de uma nova dose da vacina BCG. Idealmente, em tais situações, a administração da vacina deve ser adiada até que se tenha uma confirmação do status imunológico do paciente.

Portanto, a aplicação de uma nova dose de BCG sob suspeita de imunodeficiência celular está contraindicada, justificando a escolha da alternativa Errado.

Espero que esta explicação tenha sido útil para o seu entendimento do tema! Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Este item está errado. A vacina BCG, utilizada para prevenir formas graves de tuberculose, não deve ser dada a crianças com suspeita de imunodeficiência celular, como é o caso do lactente de 7 meses mencionado na questão. Esta vacina é classificada como uma vacina de bactéria viva atenuada e, portanto, pode causar uma doença disseminada grave em indivíduos com imunodeficiências primárias ou adquiridas. Portanto, antes de administrar a vacina BCG, é importante que as imunodeficiências sejam excluídas. Dessa forma, a afirmativa está errada porque sugere que a vacina BCG deve ser administrada a um lactente em investigação de imunodeficiência celular.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo