De acordo com as regras de acentuação gráfica, assinale a a...
Considerando a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, leia com atenção o texto abaixo para responder à questão.
O câncer de mama é o segundo mais comum no mundo. E os dados sobre essa doença são contrastantes: enquanto ela é uma das principais causas de morte de mulheres, também é o tipo de câncer com a maior taxa de cura. O que separa um resultado de outro é, naturalmente, o diagnóstico precoce.
Hoje, o autoexame das mamas e a mamografia são prevenções efetivas, que buscam pequenos nódulos indicativos do início do problema. Agora, porém, médicos querem tornar o diagnóstico mais simples, prático e preciso: segundo um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, um exame de sangue poderia detectar um câncer de mama 5 anos antes de aparecerem os sinais detectados pelos exames atuais.
A lógica do estudo foi não focar nas concentrações de células cancerígenas, que são justamente o que causam o nódulo, mas sim nos antígenos produzidos por elas. Antígeno, vale lembrar, é toda substância que desencadeia uma resposta imune do organismo, ativando nosso sistema de defesa.
A hipótese dos pesquisadores era a de que as células cancerígenas, desde quando são muito poucas, já produzem proteínas que agem como antígenos. Detectar no sangue os anticorpos desencadeados por esses antígenos seria uma forma mais prática de detectar o câncer de mama em estágio inicial.
Para testar essa hipótese, a equipe coletou amostras de sangue de 90 pacientes recém-diagnosticados com câncer de mama e 90 amostras de pacientes sem o problema, para servir como grupo de controle.
Fonte: https://super.abril.com.br/saude/cancer-de-mama-pode-serdetectado-por-exame-de-sangue-ate-5-anos-antes-de-sinais-aparecerem/
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (32)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: C
a) A palavra “nódulos” é acentuada, pois é uma paroxítona terminada em “os” → INCORRETO. Temos uma proparoxítona (=antepenúltima sílaba tônica).
b) A palavra “início” é acentuada, pois é uma oxítona terminada em hiato → INCORRETO. Temos uma paroxítona terminada em ditongo (=penúltima sílaba tônica).
c) A palavra “porém” é acentuada, pois é uma oxítona terminada em “em” → CORRETO. Oxítona terminada em -em (=última sílaba tônica).
d) A palavra “câncer” é acentuada, pois é uma proparoxítona → INCORRETO. Temos uma paroxítona terminada em -r (=penúltima sílaba tônica).
e) A palavra “proteínas” é acentuada, pois é uma paroxítona terminada em ditongo → INCORRETO. Temos uma palavra acentuada devido à regra dos hiatos; "i" tônico formando hiato com a vogal anterior.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Para responder corretamente, é preciso respeitar as novas regras de ortografia. O enunciado não nos orienta a considerar o Novo Acordo Ortográfico, mas deve-se. Este, salienta-se, passou a vigorar obrigatoriamente, no Brasil, a partir de 2016. Portanto, desde o referido ano, todas as palavras, quando a situação requerer, devem ser analisadas sob o império das bases do Acordo.
a) A palavra “nódulos” é acentuada, pois é uma paroxítona terminada em “os”.
Incorreto. É proparoxítona e toda palavra a esta classe pertencente deve ser acentuada;
b) A palavra “início” é acentuada, pois é uma oxítona terminada em hiato.
Incorreto. É paroxítona terminada em ditongo "-io", por isso se acentua;
c) A palavra “porém” é acentuada, pois é uma oxítona terminada em “em”.
Correto. Igualmente se acentuam as oxítonas terminadas em "-ens": parabéns, vinténs, etc.;
d) A palavra “câncer” é acentuada, pois é uma proparoxítona.
Incorreto. É paroxítona. Recebem acento as vogais fechadas "a", "e" e "o" em sílabas tônicas de palavras paroxítonas terminadas em "-L", "-n", "-r" ou "-x": pênsil, plâncton, xênon, abdômen, tênder, tôner, âmbar, pânax, etc.;
e) A palavra “proteínas” é acentuada, pois é uma paroxítona terminada em ditongo.
Incorreto. A justificativa dá-se pela regra dos hiatos: as vogais "i" e "u", ao formarem hiato com vogal anterior, devem ser acentuadas, exceto quando seguidas de "nh", "L", "m", "n", "r" e "z": rainha, Saul, ruim, oriundo, demiurgo, raiz, etc.
Letra C
Palavra quando for oxítona tônica terminadas em A (s), O (s), E (s) e EM (ns) serão acentuadas.
Vamos analisar as alternativas:
A) Nódulos - acentuada por ser proparoxítona. (Falsa)
B) Início - paróxítona terminada em ditongo crescente (falsa)
C) Porém - oxítona terminada em "em" (verdadeira)
D) Câncer - paroxítona terminada em "r" (falsa)
E) proteína - hiato "I" tônico (falsa)
Gabarito : C
"DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS. FOCO NO OBJETIVO SEMPRE."
A- A palavra “nódulos” é acentuada, pois é uma paroxítona terminada em “os”.
É uma proparoxítona, logo, é acentuada.
B- a palavra “início” é acentuada, pois é uma oxítona terminada em hiato.
É uma paroxítona terminada em ditongo.
C- A palavra “porém” é acentuada, pois é uma oxítona terminada em “em”.
D- A palavra “câncer” é acentuada, pois é uma proparoxítona.
Paroxítona terminada em -er
E- A palavra “proteínas” é acentuada, pois é uma paroxítona terminada em ditongo.
hiato com o "i" isolado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo