Muitos foram os protestos e manifestações ocorridas no Brasi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q426461 Atualidades
Muitos foram os protestos e manifestações ocorridas no Brasil durante o ano de 2013. Em muitos destes os populares se apresentavam anonimamente utilizado uma máscara igual à apresentada no modelo abaixo.

imagem-001.jpg

Esta máscara refere-se a:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O ano de 2013 foi marcado por uma série de protestos e manifestações que ocorreram em diversas cidades do Brasil. Estes acontecimentos foram motivados por uma série de questões políticas e sociais que se acumularam ao longo dos anos, como a insatisfação com a corrupção, a falta de investimentos nos serviços públicos e a desigualdade social. Tais manifestações foram amplamente divulgadas pela mídia e tiveram grande repercussão na sociedade brasileira.

Os principais motivos que levaram ao surgimento dos protestos e manifestações em 2013 foram a insatisfação da população com a corrupção e a falta de investimentos nos serviços públicos. De acordo com dados do Ministério Público Federal, o Brasil perde cerca de R$ 200 bilhões por ano com a corrupção, o que corresponde a 1,4% do PIB do país (MPF, 2013).


As máscaras foram usadas como símbolo de protestos no Brasil em 2013. De acordo com dados do Ministério da Justiça, foram registrados mais de 1.200 protestos em todo o país durante aquele ano, com a participação de milhões de pessoas (G1, 2013). Muitos desses protestos foram marcados pela presença de pessoas usando máscaras, sobretudo a Guy Fawkes popularizada pelo filme "V de Vingança".

A máscara Guy Fawkes se tornou um símbolo de protesto por representar a luta contra a opressão e a injustiça, características presentes na história do personagem e no enredo do filme (BBC, 2013). Além disso, a escolha dessa máscara também pode estar relacionada à sua popularidade e fácil acesso, já que é facilmente encontrada em lojas de fantasias e pela internet.


Quanto às alternativas da questão:

A) Loki: essa opção está errada, pois o personagem da Marvel não está associado aos protestos de 2013 no Brasil.

B) Guy Fawkes: essa alternativa está correta, pois a máscara utilizada durante os protestos era associada a Guy Fawkes, personagem popularizado pelo filme "V de Vingança".

C) George Sidney: essa opção está errada, pois não há nenhuma relação entre George Sidney e o uso da máscara nos protestos de 2013 no Brasil.

D) Hannibal Lecter: essa opção também está errada, pois não há nenhuma associação entre Hannibal Lecter e os protestos de 2013 no Brasil.

Resposta: B

Gabarito do Professor: B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Um sonho: concurso público inserir no edital quadrinhos. rs

O que esperar de uma prova?

Bem, segue minha pesquisa:


Nesta onda de protestos que tomou o país recentemente, a máscara usada pelo personagem V, do filme “V de Vingança” é vista constantemente durante as manifestações. No filme de 2006, inspirado numa revista de HQ, o personagem anarquista luta contra o fascismo de uma realidade paralela em que um partido totalitário ascende o poder após uma guerra nuclear. V ganha a simpatia da população que vai às ruas protestar. Seu rosto aparece sempre coberto por uma máscara com o rosto de Guy Fawkes.

Guy Fawkes foi um político que planejava explodir o parlamento em 1605, objetivando o inicio de um levante católico. Guy e seu grupo pretendiam assassinar o Rei Jaime I e todos os parlamentares ingleses explodindo o parlamento britânico com 36 barris de pólvora, estrategicamente colocados no subsolo do prédio. O plano falhou e Fawkes foi o primeiro do grupo a ser preso. O caso conhecido como “Conspiração da Pólvora” terminou com Guy Fawkes condenado à forca por traição e tentativa de assassinato, mesmo fim de seus comparsas.

A máscara vira “identidade” do Anonymous

Adotada por um grupo de ativistas da internet, conhecidos por ações como derrubar sites de governo e grandes corporações, a máscara também ganhou o apelido de Anonymous. O grupo, que já possui integrantes em diversas partes do mundo, teve origem em 2003, no site de compartilhamento de imagens e fóruns 4chan (berço dos memes) e age de maneira coordenada, voltando-se, principalmente, a favor dos direitos do povo perante seus governantes. A principal bandeira do Anonymous popularizou-se em 2008, com a realização protestos pela internet para promover a liberdade na rede virtual, se utilizandop do anonimato para invadir sites de governos e grandes corporações.


Disponível em: http://www.fundaplub.org.br/site/noticia/historia-mascara-v-vinganca/  Acesso em: 01.out.2014.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo