Os TCHI determinam a presença de sensibilização alergênica ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1686556 Medicina
Um adolescente de 13 anos de idade é levado a consulta pela mãe, referindo que, há vários anos, tem crises recorrentes de espirros, prurido nasal e coriza hialina, principalmente pela manhã, ao acordar, associados a obstrução nasal persistente, com roncos noturnos e respiração bucal. Nos últimos meses, vem apresentando piora do desempenho escolar e sonolência diurna por sono não reparador. Nega qualquer doença prévia ou uso contínuo de medicações. Usava hidroxizina apenas nas crises, mas agora está fazendo uso diário, sem melhora espontânea. Está em tratamento ortodôntico, mas com resposta ruim. Ao exame físico, observam-se olheiras, dupla linha de Dennie-Morgan e prega nasal horizontal. O exame das cavidades nasais demonstrou mucosa nasal pálida e hipertrofia moderada de cornetos inferiores e, à oroscopia leve, aumento no tamanho das amígdalas. A ausculta cardiopulmonar encontra-se sem alterações. Quanto aos sinais vitais, verificam-se FC = 92 bpm e FR = 18 irpm, SatO2 = 99%.


Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Os TCHI determinam a presença de sensibilização alergênica e servem para orientar medidas de higiene do ambiente e imunoterapia específica, quando clinicamente relevantes. A positividade dos TCHI e a presença de IgE séricas específicas podem representar apenas sensibilização atópica e não devem ser valorizadas na ausência de sintomas alérgicos.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão refere-se ao caso clínico de um adolescente com sintomas de rinite alérgica, como espirros, prurido nasal, coriza e obstrução nasal, além de sonolência diurna e roncos noturnos que podem sugerir um transtorno de sono. Neste contexto, o texto afirma que os Testes Cutâneos de Hipersensibilidade Imediata (TCHI) são úteis para detectar a sensibilização alergênica e orientar as medidas de higiene do ambiente e a imunoterapia específica, quando clinicamente relevantes. Além disso, destaca que a presença de IgE séricas específicas e a positividade dos TCHI podem representar apenas uma sensibilização atópica e não devem ser valorizadas na ausência de sintomas alérgicos. A assertiva está correta porque a sensibilização atópica, indicada pela presença de IgE específica e por testes cutâneos positivos, não necessariamente resulta em sintomas clínicos de alergia. Portanto, a confirmação do diagnóstico de alergia requer a correlação dos resultados dos testes com a história clínica e os sintomas do paciente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo