Uma posologia prescrita não se adequa ao dito na bula. Nesse...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO:
Clássicas
Administração científica: É um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
Teoria Clássica: Foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência.
Teoria Burocrática : Essa definição de Weber foi fundamental para outros estudiosos fora da área da administração interpretassem melhor as organizações. Para Weber, a ideia de burocracia está intrinsecamente ligada ao conceito de autoridade.
contemporâneas
Teoria Estruturalista: Surgiu por volta da década de 50, como um desdobramento dos autores voltados para a Teoria da Burocracia que tentaram conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria das Relações Humanas. Os autores estruturalistas procuram inter-relacionar as organizações com o seu ambiente externo, que é a sociedade maior, ou seja, a sociedade de organizações, caracterizada pela interdependência entre as organizações.
Teoria Comportamental: Segundo Chiavenato (2003), surgiu como decorrência da Teoria das Relações Humanas, porém ela se posiciona de forma crítica em relação a esta, rejeitando as concepções ingênuas e românticas. A Teoria Comportamental deixou uma nova compreensão das organizações. Tendo como ênfase as pessoas, busca soluções democráticas e flexíveis para os problemas da gestão. Os principais estudos dessa teoria foram a teoria de Maslow e a teoria de Herzberg. Porém, o estudo comparativo de Likert também foi importante para a teoria comportamental.
Teoria Geral dos Sistemas: Teve início com os estudos do biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy, que definiu o conceito de sistema aberto. A TGS revolucionou o estudo de diversas ciências como: Administração, Astronomia, Economia, Sociologia. Foi uma tentativa de criar uma unificação científica. Em Chiavenato (2003), são expostos vários conceitos acerca do significado de sistema, mas, em síntese, sistema é um conjunto de partes interdependentes que formam um todo integrado. Cada integrante do sistema teria comportamento diferente, caso atuasse isoladamente.
Teoria Contingencial :há um deslocamento da visão de dentro pra fora da organização, pois há a ênfase no ambiente externo e nas demandas ambientais sobre a dinâmica organizacional.
Pessoal, só pra recordar mesmo, segua a evolução da administração pública no Brasil...
1903 – Administração Científica: Essa Teoria criada por Taylor e com ênfase nas tarefas, busca a racionalização do trabalho no nível operacional, ou seja, visa garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
1909 – Teoria da Burocracia: Criada por Weber essa teoria possui fundamentos na racionalidade, o qual visa a análise de maneira formal e impessoal.
1916 – Teoria Clássica: Criada por Fayol, essa Teoria se caracterizava pela ênfase na estrutura organizacional, pela busca da máxima eficiência e pela visão do homem econômico.
1932 – Teoria das Relações Humanas: Como resultado da Experiência de Hawthorne, essa teoria ganhou força a partir do momento em que o "homo economicus" começou a sair de cena, passando a ser visto como "homo social".
1947 – Teoria Estruturalista: O principal objetivo dessa teoria é o de interrelacionar a organização com seu ambiente e com outras organizações.
1951 – Teoria dos Sistemas: Desenvolvida por Ludwig von Bertalanffy e mais conhecida pela sigla TGS, essa teoria é uma abordagem multidisciplinar, que busca entender as propriedades comuns em distintas organizações.
1954 – Teoria Neoclássica: Essa Teoria reafirma as teorias clássicas, a ênfase na prática administrativa, na gestão, nos objetivos e também nos resultados.
1957 – Teoria Comportamental: Essa Teoria veio como uma crítica aos princípios da teoria clássica e à teoria das relações humanas. Dentre suas principais características nós temos a ênfase nas pessoas, a preocupação com o comportamento organizacional e os processos de trabalho e o estudo sobre a motivação humana (teoria de Maslow).
1962 – Desenvolvimento Organizacional: Essa Teoria possui como características: os processos grupais, orientação sistêmica abrangente, orientação contingencial, retroação de dados, solução de problemas e a interação.
1972 – Teoria da Contingência: Essa Teoria é o ramo que enfatiza a relatividade, ou seja, não existe nada de absoluto nas organizações ou na própria teoria administrativa.
1990 – Novas Abordagens (Era da Informação): Um sistema de informação integrado e eficiente nessa Era da Informação não é luxo nas organizações, mas uma questão de sobrevivência.
e) teoria neoclássica, teoria da burocracia e teoria estruturalista.
Neoclássica: 1954, Peter Drucker, entre outros; ênafse na prática administrativa, gestão, objetivos e resultados.
Burocracia: 1909, Max Weber, ênfase na eficiência e na eficácia, relações autoritárias e normativas, formalidade, impessoalidade, divisão do trabalho e hierarquia.
Estruturalista: 1947, inter-relacionar a organização com seu ambiente e com outras organizações, foco no Homem Organizacional, flexibilidade, tolerância, desejo de realização, reengenharia.
Fonte: http://www.portal-administracao.com/2017/08/principais-teorias-da-administracao.html
FOCO!!!!
CUIDADO COM OS COMENTÁRIOS COM RESPOSTAS ERRADAS!
GABARITO A
Ótima questão, mas deveria ser anulada.
1) teoria neoclássica: Organização é um dos principios desta teoria, o qual inclui agrupar as atividades( departamentalização);
2) teoria do desenvolvimento organizacional: trata da mudança organizacional que ocorre na ESTRUTURA, na tecnologia, produtos e serviços e na cultura.
3)teoria estruturalista: foca na estrutura, pessoas e ambiente.
4) teoria da burocracia: foco somente na estrutura organizacional
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo