Uma posologia prescrita não se adequa ao dito na bula. Nesse...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q930898 Farmácia
Uma posologia prescrita não se adequa ao dito na bula. Nesse caso,     
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO:

Clássicas

Administração científica: É um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.

Teoria Clássica: Foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência.

Teoria Burocrática : Essa definição de Weber foi fundamental para outros estudiosos fora da área da administração interpretassem melhor as organizações. Para Weber, a ideia de burocracia está intrinsecamente ligada ao conceito de autoridade.

contemporâneas

Teoria Estruturalista: Surgiu por volta da década de 50, como um desdobramento dos autores voltados para a Teoria da Burocracia que tentaram conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria das Relações Humanas. Os autores estruturalistas procuram inter-relacionar as organizações com o seu ambiente externo, que é a sociedade maior, ou seja, a sociedade de organizações, caracterizada pela interdependência entre as organizações.

Teoria Comportamental: Segundo Chiavenato (2003), surgiu como decorrência da Teoria das Relações Humanas, porém ela se posiciona de forma crítica em relação a esta, rejeitando as concepções ingênuas e românticas. A Teoria Comportamental deixou uma nova compreensão das organizações. Tendo como ênfase as pessoas, busca soluções democráticas e flexíveis para os problemas da gestão. Os principais estudos dessa teoria foram a teoria de Maslow e a teoria de Herzberg. Porém, o estudo comparativo de Likert também foi importante para a teoria comportamental.

Teoria Geral dos Sistemas: Teve início com os estudos do biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy, que definiu o conceito de sistema aberto. A TGS revolucionou o estudo de diversas ciências como: Administração, Astronomia, Economia, Sociologia. Foi uma tentativa de criar uma unificação científica. Em Chiavenato (2003), são expostos vários conceitos acerca do significado de sistema, mas, em síntese, sistema é um conjunto de partes interdependentes que formam um todo integrado. Cada integrante do sistema teria comportamento diferente, caso atuasse isoladamente.

Teoria Contingencial :há um deslocamento da visão de dentro pra fora da organização, pois há a ênfase no ambiente externo e nas demandas ambientais sobre a dinâmica organizacional.

Pessoal, só pra recordar mesmo, segua a evolução da administração pública no Brasil...

 

1903 – Administração Científica: Essa Teoria criada por Taylor e com ênfase nas tarefas, busca a racionalização do trabalho no nível operacional, ou seja, visa garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.

1909 – Teoria da Burocracia: Criada por Weber essa teoria possui fundamentos na racionalidade, o qual visa a análise de maneira formal e impessoal.

1916 – Teoria Clássica: Criada por Fayol, essa Teoria se caracterizava pela ênfase na estrutura organizacional, pela busca da máxima eficiência e pela visão do homem econômico.

1932 – Teoria das Relações Humanas: Como resultado da Experiência de Hawthorne, essa teoria ganhou força a partir do momento em que o "homo economicus" começou a sair de cena, passando a ser visto como "homo social".

1947 – Teoria Estruturalista: O principal objetivo dessa teoria é o de interrelacionar a organização com seu ambiente e com outras organizações.

1951 – Teoria dos Sistemas: Desenvolvida por Ludwig von Bertalanffy e mais conhecida pela sigla TGS, essa teoria é uma abordagem multidisciplinar, que busca entender as propriedades comuns em distintas organizações.

1954 – Teoria Neoclássica: Essa Teoria reafirma as teorias clássicas, a ênfase na prática administrativa, na gestão, nos objetivos e também nos resultados.

1957 – Teoria Comportamental: Essa Teoria veio como uma crítica aos princípios da teoria clássica e à teoria das relações humanas. Dentre suas principais características nós temos a ênfase nas pessoas, a preocupação com o comportamento organizacional e os processos de trabalho e o estudo sobre a motivação humana (teoria de Maslow).

1962 – Desenvolvimento Organizacional: Essa Teoria possui como características: os processos grupais, orientação sistêmica abrangente, orientação contingencial, retroação de dados, solução de problemas e a interação.

1972 – Teoria da Contingência: Essa Teoria é o ramo que enfatiza a relatividade, ou seja, não existe nada de absoluto nas organizações ou na própria teoria administrativa.

1990 – Novas Abordagens (Era da Informação): Um sistema de informação integrado e eficiente nessa Era da Informação não é luxo nas organizações, mas uma questão de sobrevivência.

 e) teoria neoclássica, teoria da burocracia e teoria estruturalista.

 

Neoclássica: 1954, Peter Drucker, entre outros; ênafse na prática administrativa, gestão, objetivos e resultados. 

 

Burocracia: 1909, Max Weber, ênfase na eficiência e na eficácia, relações autoritárias e normativas, formalidade, impessoalidade, divisão do trabalho e hierarquia.

 

Estruturalista: 1947, inter-relacionar a organização com seu ambiente e com outras organizações, foco no Homem Organizacional,  flexibilidade, tolerância, desejo de realização, reengenharia. 

 

 

Fonte: http://www.portal-administracao.com/2017/08/principais-teorias-da-administracao.html

 

FOCO!!!!

CUIDADO COM OS COMENTÁRIOS COM RESPOSTAS ERRADAS!

GABARITO A

Ótima questão, mas deveria ser anulada.

 

1) teoria neoclássica: Organização é um dos principios desta teoria, o qual inclui agrupar as atividades( departamentalização);

2) teoria do desenvolvimento organizacional: trata da mudança organizacional que ocorre na ESTRUTURA, na tecnologia, produtos e serviços e na cultura.

3)teoria estruturalista: foca na estrutura, pessoas e ambiente.

4) teoria da burocracia: foco somente na estrutura organizacional

 

 

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo