A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença crônica ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2021 - UFES - Enfermeiro |
Q1930368 Enfermagem
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença crônica não transmissível de origem multifatorial, envolvendo fatores genéticos/epigenéticos, ambientais e sociais. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, os desafios do controle e prevenção da HAS e suas complicações são, sobretudo, das equipes de Atenção Básica (BRASIL, 2014). Considerando essas informações, analise as afirmativas a seguir, empregando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Pessoas com 18 anos ou mais de idade, quando procurarem a Unidade Básica de Saúde para qualquer tipo de atendimento e não tiver registro no prontuário de, ao menos, uma verificação da pressão arterial sistêmica nos últimos dois anos, deverá ter a pressão verificada e registrada.
( ) A consulta de enfermagem para pessoas com pressão arterial limítrofe, com valores de 121/81 a 129/89mmHg, tem o objetivo de trabalhar o processo de educação em saúde, para a prevenção primária da doença, por meio do estímulo à adoção de hábitos saudáveis de vida e também para avaliar e estratificar o risco para doenças cardiovasculares.
( ) Pessoas diagnosticadas com HAS no estágio 1 podem optar por não iniciar um tratamento farmacológico nesse momento e adotar hábitos saudáveis de vida para atingir a meta pressórica em um período de até seis meses.
( ) Dentre os fatores que contribuem para redução dos níveis pressóricos independentemente de tratamento medicamentoso, destacam-se: redução do peso corporal, alimentação saudável e atividade física.

A sequência CORRETA de afirmativas verdadeiras (V) e falsas (F), de cima para baixo, é:
Alternativas