Analisando o esquema acima sobre a sequência fisiopatológica...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3126819 Enfermagem

Imagem associada para resolução da questão



Analisando o esquema acima sobre a sequência fisiopatológica de eventos no choque cardiogênico, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O choque cardiogênico: como o próprio nome sugere, nesse tipo de choque a origem do estado de hipoperfusão generalizada está relacionada ao coração. A incapacidade de bombear uma quantidade adequada de sangue resulta em déficit de oxigênio e nutrientes para os tecidos do corpo.

A)   Incorreta- A alternativa propõe que apenas o coração é privado de aporte sanguíneo adequado no choque cardiogênico, os outros tecidos e órgãos continuam recebendo o mesmo volume de sangue, estando incorreta,  o choque cardiogênico é uma condição em que o coração não consegue bombear sangue de forma adequada, resultando em uma diminuição da pressão arterial e falta de oxigênio nos tecidos.

B)   Incorreta- A alternativa propõe que a sequência de eventos no esquema evidencia que há acúmulo de líquidos na cavidade pericárdica, estando incorreta, o choque cardiogênico pode ser causado por problemas fora do coração, incluindo acúmulo de fluido no peito, sangramento interno ou perda de sangue, ou embolia pulmonar, que ocorre quando um coágulo de sangue fica preso em uma artéria do pulmão.

C) Correta - O choque cardiogênico é uma condição em que o coração não consegue bombear sangue de forma adequada, resultando em uma diminuição da pressão arterial e falta de oxigênio nos tecidos. Os sinais e sintomas do choque cardiogênico incluem: Respiração rápida. Falta de ar grave. Batimento cardíaco rápido e repentino (taquicardia). 

D)   Incorreta- A alternativa propõe que o acúmulo de líquido nos tecidos é observado em consequência do prejuízo ventricular na sístole, estando incorreta,  o acúmulo de líquido nos tecidos, conhecido como edema, pode ocorrer em diferentes situações de insuficiência cardíaca, e tanto a disfunção diastólica quanto a sistólica podem estar envolvidas, mas de formas diferentes.

E)   Incorreta- A alternativa propõe que o ventrículo continua a ejetar o sangue por completo na sístole, embora a perfusão tissular prejudicada enfraqueça o coração e comprometa a sua capacidade de bombear o sangue no sentido anterógrado, estando incorreta, em situações de insuficiência cardíaca, o ventrículo não ejeta o sangue completamente devido à disfunção sistólica, o que compromete a perfusão tissular.


Gabarito: Letra  C



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo