No acolhimento à gestante, é importante que o técnico de enf...
No acolhimento à gestante, é importante que o técnico de enfermagem realize, de forma correta e uniforme, os procedimentos técnicos durante todo o acompanhamento. Para promover um pré-natal de qualidade, é fundamental garantir que todos os dados colhidos sejam fidedignos.
Conceitua-se hipertensão arterial na gestação:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão
O tema central da questão é a hipertensão arterial na gestação, uma condição clínica que pode ter consequências significativas para a saúde da gestante e do feto. Para resolver essa questão, é necessário ter conhecimento sobre os critérios de diagnóstico de hipertensão em gestantes, que são diferentes dos aplicados à população geral.
Alternativa Correta
A alternativa correta é a Alternativa D: "A observação de níveis tensionais iguais ou maiores que 140 mmHg de pressão sistólica, e iguais ou maiores que 90 mmHg de pressão diastólica, mantidos em duas ocasiões e resguardado o intervalo de quatro horas entre as medidas."
Justificativa: A definição de hipertensão arterial na gestação é baseada em medidas precisas da pressão arterial. Para que se configure a hipertensão gestacional, os níveis devem ser iguais ou superiores a 140/90 mmHg, e essas medidas devem ser confirmadas em duas ocasiões distintas, com um intervalo mínimo de quatro horas entre as verificações. Esse critério ajuda a assegurar que a elevação não seja um evento isolado ou relacionado a fatores temporários, como estresse.
Análise das Alternativas Incorretas
- Alternativa A: "A presença de pressão arterial diastólica ≥ 90 mmHg em uma única oportunidade ou aferição." - Incorrecta porque uma única medida não é suficiente para diagnosticar hipertensão; é necessário confirmar o valor elevado em mais de uma ocasião.
- Alternativa B: "O aumento de 10 mmHg ou mais na pressão sistólica (máxima)." - Incorrecta porque simplesmente um aumento de 10 mmHg na pressão sistólica não é suficiente para diagnosticar hipertensão; os valores absolutos são cruciais.
- Alternativa C: "O aumento de 8 mmHg ou mais na pressão diastólica (mínima) em relação aos níveis tensionais pré-gestacionais e/ou conhecidos até a 12ª semana de gestação." - Incorrecta pois mesmo que um aumento em relação aos níveis pré-gestacionais seja importante, não define por si só a hipertensão na gestação se não atingir os valores de 140/90 mmHg.
- Alternativa E: "Os níveis pressóricos iguais ou superiores a 120/80 mmHg, independente de sinais clínicos evidentes." - Incorrecta porque os valores de 120/80 mmHg são considerados normais e não indicam hipertensão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo